A 9ª etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault teve seu local alterado. Marcada para o dia 20 de agosto, a corrida estava agendada para acontecer no circuito de rua de Salvador (BA), mas foi realocada para o Autódromo Internacional Raul Boesel, em Pinhais, região da Grande Curitiba (PR). A modificação do calendário foi recebida com reações contraditórias pelas equipes e pilotos: “De um lado, foi uma pena cancelar a corrida em Salvador pois no ano passado a organização registrou um público sensacional, de 200 mil pessoas, considerado recorde para o automobilismo brasileiro”, disse o piloto Rodolpho Santos (Neosoro/Palu Suisse), estreante na categoria. “De outro lado há um certo alívio, pois o circuito baiano era realmente perigoso, e o risco de acidentes era grande. Na maior parte das vezes bater ali significava destruir boa parte do carro, e isso custa muito caro para os patrocinadores. A pista de Curitiba, no entanto, é um autódromo com boas áreas de escape, o que tem um efeito não apenas no aspecto de segurança do piloto, mas também no financeiro”, conclui Santos, que recentemente completou 18 anos.
No aspecto esportivo, a mudança também trará conseqüências: “Correr em pistas de rua favorece os pilotos que sabem melhor assumir riscos”, aponta Eduardo Bassani, da equipe Bassani Racing, que venceu a etapa de Salvador de 2005 e também conquistou uma vitória em Curitiba em 2006, na abertura da atual temporada. “A diferença é que nas pistas de rua os guard-rails e eventuais obstáculos estão sempre mais próximos, exigindo mais coragem e uma ousadia fora do comum. Isso não quer dizer ser inconseqüente, mas assumir riscos de forma controlada”, detalha o engenheiro, que tem sua equipe defendida por Rodolpho Santos. “Já nos autódromos o piloto tem mais oportunidade de chegar ao limite do desempenho do carro. Neste tipo de pista geralmente há muito mais margem para erro, pois há mais áreas de escape. Mas nas duas versões de traçado é sempre o bom piloto quem se sobressai”, finaliza Bassani.
Apesar da transferência da 9ª etapa de Salvador para Curitiba, os pilotos e equipes da categoria ainda terão a oportunidade de competir em um traçado de rua, no dia 10 de setembro, em Vitória (ES), onde o público geralmente é muito bom. E a platéia será grande também no dia 22 de outubro, em Interlagos (SP), quando a F-Renault disputará a preliminar do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em uma etapa extra-campeonato.