Largando da pole-position, o piloto paranaense Wagner Ebrahim venceu na tarde deste sábado (15) a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Renault Super Clio. Liderando todas as 22 voltas da corrida, disputada com pista molhada no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre, ele cruzou a linha de chegada 1s213 à frente do gaúcho João Campos, segundo. Aldo Piedade Júnior, André Carreira e Marcos Paioli completaram o pódio.
A largada foi dada sob bandeira amarela, com o safety car na pista, em função da condição crítica do asfalto. Com o acionamento da bandeira verde na segunda volta, a disputa pela liderança passou a apresentar cenas interessantes. Na terceira volta, com Carreira caindo para sétimo, Campos assumiu o segundo lugar e passou a administrar sua vantagem sobre Aldo Piedade Júnior, o terceiro, enquanto o líder Ebrahim abria três segundos de vantagem.
Com a intervenção programada do safety car na oitava volta, quando se completou um terço de corrida, a atribuição regulamentar de pontos de bonificação provocava mudanças na tabela. O paulista Allam Khodair, que não participa da rodada dupla gaúcha, caía da vice-liderança para a quarta posição. Ebrahim, com o ponto da pole e os cinco pontos pela liderança, subia para terceiro. Piedade, em terceiro na prova, assumia a vice-liderança do campeonato.
A relargada foi dada na 11ª volta, com Campos muito próximo do carro de Ebrahim – a diferença entre os dois àquela altura era de 0s261. Apesar do assédio do gaúcho, o paranaense manteve-se à frente, embora sempre muito pressionado. Eles passaram a abrir vantagem gradativamente em relação Os dois passaram a exercer um duelo pela vitória, abrindo vantagem sobre os outros oito pilotos que permaneciam na pista – Carreira abandonara na sexta volta.
“Quando eu vi que já tinha uma vantagem um pouco mais segura sobre o terceiro, decidi atacar”, comentou o gaúcho. Ele fechou a 15ª volta praticamente emparelhado com o líder, mas a tentativa foi em vão e, na volta seguinte, estava a quase um segundo do paranaense. “Eu precisava aumentar o ritmo para tentar de novo”, lembra Campos, que assumiu a autoria da volta mais rápida da corrida na 18ª e melhorou seu tempo na passagem seguinte.
Ebrahim, diante da aproximação do adversário, assinalou definitivamente a melhor volta na 20ª passagem, com o tempo de 1min18s333, à média horária de 138,60 quilômetros. A diferença entre os dois era, então, de 0s751. Campos até reduziu sua desvantagem a 0s585 na 21ª passagem, mas já não havia tempo para uma reação – até porque, com o estouro do limite regulamentar de tempo, houve a redução da distância original da corrida para 22 voltas.
Com a primeira vitória na categoria, Ebrahim assumiu a liderança, agora com 51 pontos, oito à frente de Piedade. Líder até então, o também paranaense Rafael Sperafico, que se recupera de uma cirurgia e não corre em Tarumã, passa a ser terceiro colocado, mantendo seus 41 pontos. Khodair é o quarto e Campos, que já garantiu um ponto de bonificação por ter conquistado neste sábado a pole para a quarta etapa, aparece em quinto, com 23.
“Para nós, foi um bom reinício”, definiu Campos, que tem no carro número 3 as cores de Cortiana Plásticos, Tecnovidro e PPG. Na rodada dupla de junho em Brasília, ele foi oitavo na primeira corrida e abandonou a segunda. “Ainda temos muito chão pela frente, e é importante saber que o carro está competitivo, porque a disputa amanhã vai ser muito dura”, prevê, sobre a corrida deste domingo, que terá largada às 13h, com transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes.
Após 22 voltas, o resultado final da terceira etapa da Renault Super Clio em Tarumã, consideradas entre parênteses as posições de largada de cada piloto, foi o seguinte:
1º) (1) Wagner Ebrahim (PR), 36min16s254
2º) (3) João Campos (RS), a 1s213
3º) (5) Aldo Piedade Júnior (SP), a 8s146
4º) (4) André Carreira (SP), a 18s205
5º) (6) Marcos Paioli (SP), a 34s947
6º) (8) Peter Gottschalk (SP), a 59s622
7º) (9) Fábio Brecálio (PR), a 1min16s352
8º) (10) Douglas Pierosan (PR), a 1min17s396
9º) (7) Elias Júnior (RJ), a 5 voltas
NÃO COMPLETARAM
(11) Alan Hellmeister (SP), a 6 voltas
(2) Fábio Carreira (SP), a 16 voltas