80 carros é número recorde em Tarumã

O Renault Speed Show reuniu 80 carros de corrida para o evento deste fim de semana no circuito gaúcho de Tarumã. Se contados os bipostos utilizados para atividades promocionais, a quantidade sobe para 84. Com rodadas duplas das categorias Fórmula 3 Sul-Americana, Fórmula Renault, Copa Clio e Renault Super Clio, o Speed Show estabelece assim um recorde de participação em termos de eventos nacionais no traçado de Viamão, cidade localizada a 40 quilômetros da capital Porto Alegre.

Para todos os envolvidos com o evento, o clima é semelhante ao de um Grande Prêmio: “As pessoas estão totalmente envolvidas pela atmosfera gerada pela presença de tantos pilotos e equipes. Aqui se vive e se respira automobilismo”, comenta o goiano Rodolpho Santos (Neosoro/Palu Suisse), um novato que competirá na F-Renault e que nunca esteve em um evento desta magnitude no automobilismo nacional. “O interessante deste formato de evento, com várias categorias, é que é o mesmo que encontraremos na Europa, quando dermos seguimento às nossas carreiras no exterior”, diz Diego Nunes (Chocolates Garoto/Aura), recordista da F-3 em Tarumã que pretende representar o Brasil em pistas européias a partir de 2007. “Lá são comuns os festivais de velocidade, com até cinco categorias dividindo a pista no mesmo fim de semana, o que representa um prato cheio para quem gosta de automobilismo”, acrescenta Luiz Razia (Razia Sports/Cia Athletica), vice-líder da Fórmula 3 Sul-Americana.

A grande quantidade de carros, equipes e pilotos trouxe algumas conseqüências para a organização. Além dos boxes 30 originais da pista (cada um com capacidade para dois carros), foi necessário montar 28 tendas para abrigar o excedente de participantes e serviços como vistoria dos carros e montagem de pneus. O estacionamento do circuito está lotado com mais de 50 carretas, além de diversos motorhomes.

Ao todo, entre equipes e organização, há mais de 700 profissionais trabalhando neste fim de semana em Tarumã, o que gerou uma surpresa para o tradicional Restaurante do Tala Larga: “Ontem, a comida acabou às 14h00. Nos mais de 12 anos que trabalho aqui foi a primeira vez que isso aconteceu”, disse Nerio Kubaski, proprietário do restaurante que dá nome a uma das mais famosas curvas da pista. Segundo Kubaski, apesar de a maior parte das equipes contar com um esquema de refeitório itinerante em todas as pistas, o Tala Larga deve servir mais de 1.200 refeições no fim de semana. A previsão deve ser confirmada, já que a partir das 12h00 o salão do restaurante estava lotado.

Fornecedora oficial do evento, a Pirelli trouxe para Tarumã 854 pneus novos para abastecer os carros durante o fim de semana ­– além destes, cada equipe traz vários jogos de pneus velhos para usar nos treinos livres. O destaque para a fábrica italiana, além da quantidade, é a estréia dos novos pneus para a F-3 Sul-Americana, que serão utilizados apenas em circiutos de alta velocidade, caso de Tarumã. Também serão consumidos 16 mil litros de combustível, sendo 10 mil de álcool e 6 mil de gasolina.

Emoção também será artigo ministrado em altas doses em Tarumã. Cada uma das quatro categorias presentes irá realizar duas corridas na exigente pista gaúcha. Assim, haverá quatro largadas no sábado e outras quatro no domingo. Deste esta quinta-feira quem for ao circuito não terá descanso para os ouvidos, já que o cronograma prevê a realização de atividades de forma praticamente ininterrupta até domingo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.