As rodadas duplas, que são uma constante nos campeonatos da Fórmula Renault e da Fórmula 3 Sul-Americana, se estenderão neste fim de semana (3 e 4/6) à Copa Clio, na passagem do Renault Speed Show pelo autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Pela primeira vez na temporada – e quarta na história –, os 30 pilotos que disputam a categoria farão uma corrida no sábado e outra no domingo, em um sistema que se repetirá em 2006 nas cidades de Tarumã e São Paulo.
Acostumados a um calendário tradicionalmente recheado de rodadas simples (nos três últimos anos as duplas ocorreram apenas no encerramento da temporada, no circuito de Interlagos), os pilotos da Copa Clio estão pouco habituados a esse tipo de programação. Mas, na opinião do piloto paulista Pedro Larriera (El Tranvia / Elemidia), a realização de duas provas em um intervalo de menos de 24 horas é um desafio muito maior para as equipes do que para os próprios pilotos.
“É corrido para nós, mas para os mecânicos o ritmo é ainda maior. No meu box, por exemplo, são quatro carros e isso exige boa estrutura e organização por parte da equipe para que todos estejam bem preparados”, disse Larriera. “Em um fim de semana como esse, a preocupação maior é trazer o carro inteiro para os boxes, porque um acidente mais sério pode ter, igualmente, prejuízo dobrado”, acrescentou.
A Super Clio, Fórmula 3 Sul-Americana e Fórmula Renault, demais categorias que compõem o Renault Speed Show, também terão rodadas duplas em Brasília – fato que faz da rodada brasiliense uma recordista no automobilismo brasileiro.
“Ao todo serão oito corridas, de quatro categorias diferentes, que caracterizam não só um espetáculo inédito no esporte a motor brasileiro, mas também um grande show para o público”, opina Pedro Larriera, integrante da forte equipe Bolívar Motorsport. “Acho isso ótimo e, particularmente, gosto muito das rodadas duplas. Com elas temos mais tempo de pista e é disso que os pilotos gostam. Quanto mais treinos e mais corridas, melhor”, completou.
Por causa do grande número de provas no circuito brasiliense, as atividades no Autódromo Nelson Piquet começarão já nesta quinta-feira, com a realização dos primeiros treinos livres para as quatro categorias em disputa. Após duas etapas, o líder do campeonato é o paulista Leonardo Sanchez.