Confirmada oficialmente etapa em Brasília

Faltando apenas uma semana para o primeiro treino oficial, que está excepcionalmente marcado para a próxima quinta-feira (1/5) em virtude das quatro rodadas duplas, a organização do Renault Speed Show confirmou na noite desta quarta-feira, às 22h00, por e-mail, a realização do evento no Autódromo de Brasília. Por questões administrativas relacionadas ao próprio circuito, havia dúvidas quanto à possibilidade de serem disputadas as corridas dos Campeonatos Brasileiros de Fórmula Renault e Super Clio, além do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 e da Copa Clio. Com oito corridas no mesmo fim de semana, este será o maior evento do Renault Speed Show desde seu lançamento em 2002. Embora já esteja confirmada a programação de treinos a partir da quinta-feira, ainda não foram informados os horários e datas das corridas.

“Com o comunicado, as equipes agora farão os últimos preparativos logísticos visando desembarcar em Brasília já na quarta-feira, para montagem dos boxes e instalação dos equipamentos”, comentou o engenheiro Eduardo Bassani, que comanda a equipe Bassani Racing. O time paulista terá duas operações em andamento no circuito brasiliense: na Fórmula Renault, será responsável pelos carros dos jovens pilotos Rodolpho Santos (Neosoro/Palu Suisse) e Vinícius Quadros (GVD/Altero/Paralaser), enquanto na Fórmula 3 fará a preparação do Dallara/Berta de Diego Nunes (Chocolates Garoto/Aura), que já obteve três poles nas cinco etapas disputadas.

Autódromo de Brasília

Em 1996, o Autódromo Internacional Nelson Piquet foi arrendado pelo tricampeão de Fórmula 1 que já emprestava seu nome ao próprio circuito. A pista foi inaugurada em 1974 com uma corrida de demonstração da Fórmula 1, que teve a vitória de Emerson Fittipaldi, ao volante de um McLaren. As condições de sua infraestrutura decaíram desde então, até que Piquet assumiu a administração.

“Este é o maior autódromo em atividade no Brasil, com mais de cinco quilômetros de extensão”, diz Diego Nunes, que vê em Brasília muitos desafios únicos: “Ele tem longas retas, que exigem um bom motor e permitem ultrapassagem em suas freadas. O miolo é manhoso, coisa para gente experiente”, continua o piloto da Chocolates Garoto/Aura. Já o estreante Rodolpho Santos tem em Brasília parte da influência que o levou a tornar-se piloto de automobilismo: “Essa é uma pista cuja história se confunde com boa parte da epopéia dos brasileiros nas pistas do mundo”, diz ele. “Daqui saíram Piquet, Roberto Moreno e Alex Dias Ribeiro, entre vários outros. Vivo em Goiânia e Anápolis, a cerca de 200 quilômetros de Brasília, e é claro que o que acontece aqui sempre chega até a turma viciada em gasolina que mora lá. O pessoal sempre vem assistir corridas aqui também”, completa o piloto da Neosoro/Palu Suisse. A pista de Brasília possui dois traçados: o misto, com 5.475 metros, e o oval de 2.919 metros, ambos utilizados no sentido horário.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.