Será um festival de velocidade: Fórmula Renault, Fórmula 3, Copa Clio e a nova categoria Super Clio farão duas corridas cada no próximo Renault Speed Show, com as atividades se iniciando com os treinos livres da quinta-feira (1/5) e terminando com as provas de domingo (4). No total, espera-se a presença de aproximadamente 90 pilotos distribuídos nos grids das quatro categorias. Duas gerações diferentes de competidores estarão na pista: a F-3 e a F-Renault serão disputadas por jovens que ainda aspiram chegar ao automobilismo internacional, quase sempre visando a Fórmula 1. Já a Copa Clio e a Super Clio abrigam nomes cujas carreiras estão mais direcionadas para o cenário nacional. Nunca, desde seu surgimento em 2002, o Renault Speed Show reuniu tantas provas em um mesmo fim de semana.
“Será um evento como os que acontecem em países como Inglaterra, França ou Alemanha, com várias categorias de nível nacional dividindo o mesmo autódromo em um clima da mais pura competição automobilística. Para quem gosta, será um prato cheio”, comentou o goiano Rodolpho Santos (Neosoro/Palu Suisse), 17 anos e estreante no Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault. “A quantidade de corridas vai manter o traçado emborrachado, ajudando na aderência e aumentando a velocidade dos carros. Como todos nós usamos pneus do mesmo fabricante (Pirelli), acho que não haverá perigo de a borracha de uma categoria ser incompatível e acabar tendo o efeito de sujeira para as demais. Será um fim de semana de muita adrenalina”, observa o paulista Diego Nunes (Chocolates Garoto/Aura), que é o piloto que mais pole positions fez na temporada 2006 da F-3, com três das cinco colocadas em jogo até o momento.
O evento também marcará o início oficial da temporada do Campeonato Brasileiro de Renault Super Clio, já que a prova realizada no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS) há duas semanas foi considerada apenas uma corrida de exibição. “Acho que em Brasília teremos pelo menos 15 carros no grid da Super Clio”, comentou na época o gerente da Renault Sport no Brasil, Arlindo Romero. Em Campo Grande apenas 11 carros largaram devido à falta de câmbios para todos – a peça é produzida por uma empresa especializada em competição na Europa e não houve tempo de fazer todas as unidades necessárias. Mesmo assim, a prova da Super Clio foi emocionante, com muito equilíbrio e disputada, e a bandeirada da vitória sendo dada para o sexto piloto que chegou à liderança da corrida, o paulista Aldo Piedade Júnior. A meta dos organizadores é chegar a 20 carros no grid da Super Clio nas próximas etapas.
Autódromo de Brasília: ainda sem confirmação
Apesar da empolgação com o fim de semana agitado que deve ser o próximo Renault Speed Show, até o início da noite desta quarta-feira (24), os organizadores não haviam confirmado oficialmente o local do evento, que reunirá quatro rodadas duplas de categorias diferentes. O local mais provável – e que consta do site oficial da competição – é o Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). Há até mesmo o risco de o evento ser adiado, mas as equipes já foram informadas que o formado de quatro rodadas duplas será mantido para qualquer data e local. Além disso, os horários do fim de semana ainda não foram definidos pela organização, mas já se sabe que, devido ao grande número de corridas, os treinos começarão já na quinta-feira. Segundo a organização, a data e o local definitivos devem ser informados ainda nesta quinta-feira.