A ausência de treinos extras no calendário da Copa Clio obrigou o piloto Pedro Larriera (El Tranvia/Elemidia) a encontrar uma outra forma de manter contato semanal com sua grande paixão: a velocidade. Além de competir na categoria de turismo do Renault Speed Show, Larriera é instrutor do Centro de Pilotagem Roberto Manzini, em São Paulo, e ministra aulas para os três cursos mais procurados da escola. “Gosto de velocidade e estou sempre envolvido com ela, de alguma forma. Ser instrutor acabou se tornando uma maneira diferente e até divertida de estar em contato com o automobilismo nos intervalos entres as corridas da Copa Clio”, declarou o piloto.
A atividade principal de Pedro Larriera no Centro de Pilotagem é lecionar no curso de formação de pilotos, que reúne cerca de 30 alunos por mês no Autódromo José Carlos Pace, em Intelagos. Após uma sessão de aulas teóricas pela manhã, os alunos vão para a pista no período da tarde, orientados por Larriera e seus companheiros do corpo docente do Centro de Pilotagem. “Fui convidado pelo Renato Jader David, piloto da Stock Car V8 Light, para ser instrutor e foi esse contato que me aproximou do Roberto Manzini, chefe da equipe que defendo na Copa Clio”, revelou.
Além de ensinar a aspirantes a piloto os segredos da condução esportiva, Pedro Larriera também dá aulas para grupos de motoristas de rua interessados em evitar acidentes, ou seqüestros. No curso de Direção Preventiva, patrocinado pela Porto Seguro, cerca de 60 pessoas de 18 a 30 anos recebem, durante um único dia, lições básicas para evitar batidas bobas no caótico trânsito paulistano. “Em uma das lições o motorista aprende a se livrar de um engavetamento. Pode parecer algo simples para quem já tem prática ao volante, mas procuramos colocar os alunos em situações mais extremas do que as encontradas nas auto-escolas e muito próximas da realidade”, completou.
Um dos cursos mais procurados atualmente – e para o qual os próprios instrutores tiveram de ser treinados previamente – é o de Direção Executiva, também conhecido como anti-seqüestro. Procurado por empresários e motoristas profissionais, o curso visa capacitar o condutor a fazer manobras ousadas, necessárias em situações extremas como as de um assalto. “Começamos com manobras básicas, como retorno rápido e cavalo-de-pau em marcha à ré, e simulamos uma série de situações que normalmente são vividas por quem está prestes a ser seqüestrado”, revela o piloto. “No fundo, todos esses cursos têm a ver com pilotagem e envolvem a capacidade do motorista ou piloto de conduzir um automóvel. Sinto-me um professor de várias disciplinas relacionadas. É como se eu lecionasse Química Orgânica, Geral e Analítica. São variações sobre um mesmo tema”, finalizou.
De folga de suas atividades como instrutor nesta semana, Pedro Larriera chegou nesta quinta-feira a Vitória (ES), onde disputará a sexta rodada da Copa Clio no belo e seletivo circuito de rua da Enseada do Suá. Por ser montada em uma região movimentada da cidade, a pista só será aberta para treinos neste sábado. A corrida da Copa Clio terá início às 11h00 deste domingo.