As três primeiras provas da Copa Clio realizadas no seletivo circuito de rua de Vitória (ES), geraram um tabu que relaciona os vencedores da etapa capixaba ao título de campeão da temporada. Nos campeonatos de 2002 a 2004, todos os pilotos que conquistaram a vitória na pista montada na Enseada do Suá sagraram-se campeões da Copa Clio, um estigma que começou com Luiz Carreira Jr. e foi mantido por Elias Jr. e Renê Bauer. E é com o objetivo de quebrar esse tabu que o piloto Pedro Larriera (El Tranvia/Elemidia) parte para a sexta etapa da atual temporada da categoria, que será realizada neste domingo (21), às 11h00.
Prejudicado na tabela de classificação por ter sido envolvido em três acidentes nas cinco corridas de 2005, Pedro tem chances remotas de chegar ao título e quer tornar-se o primeiro piloto a desvincular a vitória no circuito capixaba à conquista do campeonato. “Quero muito vencer esta prova porque a considero o ponto alto da temporada. Ganhar em Vitória, para um piloto da Copa Clio, é o mesmo que ganhar em Mônaco para um piloto de Fórmula 1. É uma grande honra e espero democratizar essa conquista. O campeão já vai ter alegria suficiente no fim do ano”, brincou o piloto.
Pedro Larriera se diz confiante em um bom resultado na prova deste domingo pelo fato de ter um carro novo para a etapa de Vitória. O monobloco usado na corrida do Rio de Janeiro ficou totalmente destruído no sério acidente sofrido na Curva 3, e foi trocado pela equipe Manzini Competições. “O carro novo tende a ser melhor no contorno de curvas e por isso estou confiante. Vamos ver se conseguimos um bom acerto e só depois dos primeiros treinos terei uma noção mais precisa das minhas chances”, completou Larriera.
Pole é meia vitória – Além do tabu relacionado ao título, o circuito de Vitória carrega outro estigma: o da pole position. Nas três corridas da Copa Clio realizadas nessa pista, somente na de 2003 – quando Fabio Carreira foi ultrapassado por Elias Jr. – o pole não venceu. “Essa é uma característica dessa prova que eu faço questão de seguir. Se puder, quero largar na pole e ganhar de ponta a ponta. Pretendo usar este tabu a meu favor”, finalizou o piloto da equipe Manzini Competições/El Tranvia/Elemidia.