A entidade máxima do automobilismo brasileiro reagiu diante das informações de que o Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro (RJ), seria fechado no final do mês para o início das obras visando os Jogos Panamericanos de 2007. Um comunicado distribuído pela assessoria de imprensa da CBA nesta sexta-feira (15) negou qualquer previsão para o começo dos trabalhos de construção de um complexo esportivo no terreno da pista, que deixariam o traçado com pouco menos de três mil metros de extensão. Conforme o texto, uma lei “estabelece a obrigatoriedade de o consórcio vencedor da licitação apresentar o projeto técnico daquilo que viria a ser o novo circuito, para análise e eventual aprovação da Confederação Brasileira de Automobilismo”, o que ainda não ocorreu.
O esclarecimento da CBA não foi suficiente para tranqüilizar os pilotos da Copa Clio, que disputam neste domingo (17) a quinta etapa da temporada, exatamente no circuito carioca. Independentemente da data do início das obras, eles demonstraram preocupação com o projeto e gostariam que a configuração atual fosse mantida. Wagner Cardoso (CNA), quarto colocado no campeonato, foi mais longe. Pediu a preservação do autódromo com uma frase colada no vidro traseiro do carro. “Preservar o autódromo é preservar o esporte”, é o que diz a mensagem. Ele vai manter o adesivo colado no carro para participar da prova, que pode ser a última de uma categoria nacional no traçado original. “Seria péssimo para todos nós perder uma das pistas mais seletivas e interessantes do calendário”, comenta o piloto.
A tristeza pela possibilidade de mudanças na pista não alterou a rotina dos pilotos. O dia foi de bastante trabalho, com as duas primeiras sessões de treinos. O carioca Elias Jr. dominou os preparativos com uma volta em 2min17s610, seguido por José Vitte e Luiz Frediani, os três separados por meio segundo. Wagner Cardoso não gostou do comportamento do carro e terminou apenas em décimo. No ano passado, ele acabou a prova em terceiro e ainda fez a melhor volta. “Vamos ter que começar tudo do zero. Tínhamos uma boa receita nesta pista, só que não funcionou como esperávamos. Pode ser por causa dos pneus, que mudaram”, justifica o paulista, que foi o melhor da equipe Officer Motorsport. O treino que define o grid de largada está marcado para às 14h30 deste sábado (16). A corrida será no domingo às 11h00, com transmissão ao vivo da Rede Record.