Após vencer sua primeira prova em 2005, durante a quarta etapa da Stock Car V8 Light, em Interlagos (SP), no início de julho, o paulista Paulo Salustiano (Sawary/Nicoboco/TAM) parte confiante para repetir o feito neste final de semana (16 e 17 de julho), quando acontecerá a rodada dupla correspondente a sexta e sétima etapas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault em Jacarepaguá (RJ). “Claro que estamos confiantes, mas não se pode misturar a empolgação e a auto-estima. Stock Car é Stock Car e a Fórmula Renault é outra coisa. Para mim, depois de muitos imprevistos, o campeonato começará agora”, afirmou o piloto de 21 anos.
Visando apurar seus reflexos para se adaptar novamente ao Tatuus-Renault, depois de competir com um carro de turismo, Paulo está com a agenda cheia de tarefas, entre elas, andar de kart. “Estou treinando bastante de kart para refinar os meus reflexos. Sair da Stock para a F-Renault é muito mais complicado do que fazer o inverso. Além disso, quero estar o mais preparado possível para encarar esse desafio no Rio”, justificou o dedicado piloto.
Para esta rodada dupla, não só Salustiano como todos os outros pilotos do certame contarão com uma novidade: uma alteração nos motores, que perderão cerca de dez cavalos para aumentar sua durabilidade, já que estavam quebrando muito nas últimas corridas. “Com o motor novo, todos os pilotos estarão em um nível de igualdade, o que é muito bom. Foi muito bacana essa atitude da ZF (preparadora de motores) em prol da categoria e das disputas”, elogiou o paulista.
Curiosamente, o maior vencedor em atividade na Fórmula Renault, com quatro conquistas, nunca venceu no traçado carioca. Competindo pela Stock Car Light, ele conquistou a pole position para a antepenúltima rodada dupla de 2004. Segundo ele, este final de semana é o ideal para conquistar tal feito. “Se vencer, será uma honra e um grande orgulho para mim. Esta, provavelmente, não será só a última corrida de monopostos do Rio como a última corrida da história do traçado antigo. Parece que vão fechar a pista logo após a F-Renault para darem início às obras e a corrida da Stock Car em novembro deverá substituída. Se isso acontecer, será uma grande perda pro automobilismo nacional”, lamenta o integrante da equipe M4T Motorsport, referindo-se ao circuito que recebeu a Fórmula 1 na década de 80 e que será fechado para reformas, visando os Jogos Pan-americanos de 2007.
Ocupando a terceira posição na tabela de classificação, com 74 pontos, 33 atrás do atual líder Felipe Lapenna, o piloto Sawary/Nicoboco/TAM espera somar o maior número de pontos possível para encostar em Lapenna e, se possível, assumir a liderança do campeonato, já que 64 pontos estarão em jogo neste final de semana (30 por cada vitória, um por cada pole position e outro por cada melhor volta), que poderá ser determinante para as aspirações de Paulo Salustiano nesta temporada. “Quem começar bem vai continuar bem até o final. Tem sido assim em todas as rodadas duplas. Agora, se você começa mal… Não adianta ser arrojado. Tem que ter muita cautela. São muitos pontos em jogo. Espero diminuir ao máximo a diferença e, se der certo, passar o Lapenna na tabela. Tudo pode acontecer e estou pronto para entrar na pista”, finalizou.