O brasiliense Alexandre Foizer foi declarado campeão da Fórmula Renault Brasileira nesta quarta-feira, dia 6 de julho, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), após o Tribunal dar integral provimento ao recurso interposto pelo piloto contra a desclassificação da 5ª e 6ª etapas da temporada 2004, realizadas em Vitória (ES) e Campo Grande (MS).
Alexandre perdeu os pontos destas duas corridas (uma vitória e um terceiro lugar), depois de ter seu carro desclassificado pelo Conselho Técnico Desportivo Nacional, que divulgou que o chassis não estava homologado para a temporada 2004.
No entanto, na última quarta-feira, o relator do recurso – Dr. Felippe Zeraik – reconheceu que o chassis utilizado pelo piloto estava de acordo com o regulamento, sem qualquer irregularidade, restituindo-lhe, desta forma, os pontos conquistados nas etapas. Os demais auditores do Tribunal acompanharam o fundamentado voto do relator.
Com a recuperação dos pontos, Alexandre supera Daniel Serra e fica com o título da temporada. De acordo com a CBA, não há recurso para a decisão e agora o Tribunal estará encaminhando oficialmente o resultado à entidade. O Conselho Técnico Desportivo Nacional estará refazendo a planilha de pontuação do campeonato e homologando o resultado final nos próximos dias.
“Minha vida mudou muito depois de tudo o que aconteceu no ano passado. Não consegui renovar com os meus patrocinadores, estou sem correr este ano e voltei a estudar e trabalhar. Mas nunca desisti e sabia que conseguiríamos reverter essa situação. Fui campeão na pista e jamais corremos contra o regulamento. O Cesário sempre me deu um carro rápido e competitivo e trabalhamos muito para conseguir esse título”, comentou Alexandre.
“Depois de um ano lutando na justiça, finalmente conseguimos essa vitória. Agora é hora de comemorar e pensar no futuro. Vamos correr atrás do prejuízo e manter o pensamento positivo para voltar a correr em 2006”, completou o piloto brasiliense.
Confira o comunicado dos advogados do piloto, divulgado nesta quarta-feira:
“O Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBA, última instância da esfera desportiva, deu integral provimento, na presente data, ao recurso interposto pelo piloto ALEXANDRE FOIZER contra a desclassificação da 5ª e 6ª Etapas do Campeonato Brasileiro da Fórmula Renault de 2004, realizadas nas cidades de Vitória (ES) e Campo Grande (MS).
O relator do recurso, dr. Felippe Zeraik, reconheceu que o chassis utilizado pelo piloto estava de acordo com o regulamento, sem qualquer irregularidade, restituindo-lhe, desta forma, os pontos conquistados nas etapas. Os demais auditores do Tribunal acompanharam o fundamentado voto do relator.
A defesa do piloto foi realizada pelos advogados Augusto Falletti e Rafael Pezeta, do escritório “Falletti & Penteado Advogados”. Com os pontos recuperados, ALEXANDRE FOIZER conquista o título de campeão brasileiro da Fórmula Renault Brasil da temporada 2004, superando seu concorrente Daniel Serra.”