Salustiano poderá adotar tática de Jimenez

Somar o maior número de pontos e, se possível, conquistar uma vitória para assumir a liderança do campeonato. Essa é a meta do paulista Paulo Salustiano (Sawary/Nicoboco/TAM) para a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault, que será disputada no novo circuito de Santa Cruz do Sul (RS), neste final de semana (12/06). O piloto da equipe M4T Motorsport é o atual vice-lider do certame, com 74 pontos, apenas 16 atrás do líder Felipe Lapenna. “Vamos partir com cautela e trabalhar direitinho nessa corrida onde o tempo vai ser curto e tudo pode acontecer”, afirmou Salustiano.

Na corrida que marcará a inauguração do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, o segundo maior vencedor da história da categoria, com quatro conquistas, acredita que sua experiência a bordo do modelo Tatuus-Renault poderá fazer a diferença. “Vamos ter que trabalhar no acerto, para conseguir um equipamento equilibrado, e ao mesmo tempo aprender essa pista, que é novidade para todos. Para isso, acredito que a minha experiência com o Fórmula Renault irá ajudar bastante para me sobressair em relação aos meus concorrentes”, explica Salustiano, que também compete no Campeonato Brasileiro de Stock Car Light.

Porém, para atingir essa meta, Salustiano sabe que não será nada fácil, pois seus principais concorrentes também vêm fortes para a pista gaúcha, muitos deles com bons resultados obtidos na última rodada dupla, disputada no início de maio, em Brasília (DF). “O Lapenna está sempre andando entre os primeiros; o Marcos Gomes e o Nelson Merlo vêm de vitórias em Brasília e a Bia Figueiredo é sempre uma candidata. Então, acredito que a disputa vai ser muito dura”, alerta o piloto Sawary/Nicoboco/TAM, que não descarta usar a tática de um ex-campeão da categoria para estar sempre entre os primeiros, tanto nas corridas quanto na tabela de classificação. “Vou fazer o que o Sérgio Jimenez fez quando foi campeão em 2002: andar com cautela e constância, sempre entre os primeiros, apostando na regularidade, para chegar no final do ano e usar toda a minha agressividade. Em Brasília enfrentei problemas com o motor, mas agora será bem diferente”, aposta o paulista de 21 anos.

Enquanto isso, o chefe de sua equipe, Miguel Ferreira, acredita que terá muito trabalho para acertar o carro neste final de semana, já que a cada dia a pista estará diferente, conforme o emborrachamento do asfalto após cada treino. Segundo o dirigente, o piloto que se adaptar mais rápido ao circuito dará um passo à frente dos concorrentes na luta pela vitória. “Vamos chegar lá com um acerto básico e teremos que tomar cuidado com a pista, que certamente estará muito suja. Conforme ela vai sendo limpa e emborrachada durante os treinos, o acerto vai mudando. Então é possível que o carro de domingo seja completamente diferente que o de sexta”, declarou o dono da equipe M4T Motorsport/Sawary/Nicoboco/TAM. “Na minha opinião, o piloto que se familiarizar mais rapidamente fará a diferença. Estamos na luta, mas acredito que alguns pilotos, como o Nelson Merlo, virão muito forte também”, finalizou Ferreira.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.