Primeira mulher da história a vencer uma etapa da Fórmula Renault, a piloto paulista Bia Figueiredo, de 20 anos, acredita que possui boas condições de conquistar o título da categoria na atual temporada. Bia acaba de assinar patrocínio com a Bardahl, líder do mercado brasileiro de aditivos automotivos, e espera voltar ao topo do pódio na quinta etapa do campeonato, domingo, em Santa Cruz do Sul (RS).
“Estou superconfiante para pontuar. A partir de agora, vou poder investir na minha carreira, treinar mais e participar de todas as etapas da Fórmula Renault, coisas que não seriam possíveis sem o apoio da Bardahl”, contou Bia, piloto da equipe Cesário Fórmula. “Costumo dizer que, por se tratar do meu terceiro ano na Fórmula Renault, essa é a principal temporada da minha carreira”, completou. A prova deste domingo marca a inauguração do 13º autódromo do Brasil e tem transmissão da TV Bandeirantes às 14 horas.
Bia já disputou quatro etapas da Fórmula Renault em 2005. Estreou em Curitiba, em março, quando terminou na 14ª colocação, com problemas no carro. Em abril, venceu a etapa de Campo Grande (MS) e escreveu seu nome na história do automobilismo mundial ao completar as 28 voltas em 40m53s527, com média de 141,040 km/h. No mês passado, Brasília recebeu a terceira e quarta etapas da categoria e Bia terminou na 4ª e 8ª colocações, respectivamente.
“Depois da vitória em Campo Grande, não só eu, mas toda a equipe, ganhou muito mais confiança. Principalmente porque essa minha primeira vitória estava entalada, bateu na trave várias vezes”, contou Bia. No currículo da piloto constam o vice-campeonato nacional de kart, em 2002, o vice-campeonato da seletiva Petrobras de Kart, em 2003, ano em que foi a melhor estreante da Fórmula Renault, e o quinto lugar da categoria em 2004.
Para a prova de domingo, Bia acredita que o fato de nenhum piloto conhecer o traçado da pista iguala as chances de vitória. “Será um desafio novo para todo mundo, uma prova diferente para todos os pilotos. Posso tanto me sair bem, quanto mal.”