Três pódios em três corridas. A regularidade de Wagner Cardoso (CNA) nas primeiras etapas da temporada confirmou sua posição entre os principais candidatos ao título da Copa Clio. Ele ocupa o quarto lugar no campeonato e está em busca do líder, o mineiro Cláudio Gontijo, que tem 16 pontos de vantagem. Somente os dois subiram ao pódio em todas as etapas disputadas neste ano. O piloto paulista quer manter a seqüência de bons resultados na corrida deste domingo (12), que marca a inauguração do circuito de Santa Cruz do Sul (RS). “A pista é nova para todo mundo, o que vai aumentar a competitividade. Temos cinco ou seis pilotos que estão sempre andando na frente na categoria, mas num traçado que ninguém conhece pode até surgir uma surpresa”, analisa Wagner Cardoso.
O que traz um certo alívio aos pilotos da Copa Clio são os dois treinos extras previstos para a manhã de sexta-feira (10). As duas sessões, com meia hora de duração cada, foram marcadas para permitir que os integrantes da categoria conheçam o circuito antes das atividades oficiais. “Quem aproveitar o tempo disponível para treinar e conseguir uma rápida adaptação vai se dar bem”, comenta Wagner Cardoso, que nunca enfrentou problemas para desvendar os segredos de pistas novas. “Lembro que quando cheguei na categoria, em 2002, não conhecia a maioria dos autódromos e mesmo assim andei sempre entre os dez primeiros. Em Londrina, por exemplo, achei que teria dificuldades, mas fui o segundo logo no primeiro treino e terminei a corrida em quarto”, lembra o piloto. Ele acredita que haverá mudanças nas condições de pista conforme for surgindo o trilho de borracha sobre o asfalto novo.
A única preocupação de Wagner Cardoso é a previsão de chuva para a região de Santa Cruz do Sul no fim de semana. Nesta temporada, a Copa Clio passou a utilizar pneus Pirelli (substituindo os Michelin) e os novos compostos ainda não foram testados na pista molhada. “Não há nenhum problema com a baixa temperatura em Santa Cruz do Sul, porque é o ambiente ideal para o rendimento dos pneus. A preocupação é com a chuva, já que não conhecemos o comportamento dos novos compostos nessas condições”, declara. Se chegar entre os cinco primeiros na cidade gaúcha, Wagner Cardoso vai completar cinco corridas seguidas subindo ao pódio – a última de 2004 e as quatro primeiras de 2005. Ele persegue o recorde de nove pódios consecutivos, que foi registrado por Vicente Siciliano entre as temporadas de 2002 e 2003.
Com a inauguração do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (o terceiro no Rio Grande do Sul), já são 13 circuitos homologados pela CBA em todo o Brasil. A pista custou cerca de R$ 15 milhões e tem 3.530 metros de extensão. “Será um fim de semana de muitas novidades e o jeito é acelerar para ver o que acontece. Sobre o autódromo, tenho poucas informações. O certo é que vamos para lá confiantes, porque a pista foi escolhida para receber as principais categorias nacionais e acaba de ser construída dentro das exigências do automobilismo atual”, conclui Wagner Cardoso. Uma das vantagens do circuito em relação ao demais é a utilização da área de escape asfaltada no lugar da caixa de brita, aumentando a segurança na curva 1. O outro circuito brasileiro que conta com o mesmo sistema é o de Interlagos, que recebe todos os anos o GP do Brasil de Fórmula 1.