Em uma corrida emocionante, Nelson Merlo conquistou a sua primeira vitória na Fórmula Renault, neste domingo à tarde no Autódromo Internacional de Brasília. Depois de brigar pela primeira colocação até o final com Felipe Lapenna, o piloto da Bassani Racing completou as 20 voltas no circuito da capital Federal em 40m36s548, com média de 161,786 km/h. O segundo colocado foi Lapenna (Full Time) e Marcos Gomes (Piquet Sports) terminou em terceiro. Com o resultado, Lapenna permanece na liderança com 94 pontos, seguido por Paulo Salustiano com 70, e Marcos Gomes vencedor da prova de sábado – com 59. A corrida, que ao lado da Copa Clio e da Fórmula-3 Sul-Americana faz parte do Renault Speed Show by TIM, teve público de 18 mil pessoas, recorde nesta temporada.
“O carro estava muito bom no início, mas no final começou a sair de traseira e fiz de tudo para segurar a posição. Qualquer piloto faria isso”, disse Nelson Merlo em referência à intensa briga pela primeira colocação com Lapenna na última volta.
Na largada, o pole position Marcos Gomes manteve a primeira colocação, com Douglas Soares em segundo e Merlo em terceiro. Na segunda volta, Fábio Beretta rodou e obrigou a entrada do safety car.
“O carro estava bom e conseguia acompanhar os adversários. No final, o Merlo me fechou a porta, assim como tinha feito com a Bia Figueiredo. Qualquer piloto quer defender a sua posição, mas não achei a forma que ele fez isso muito correta, porque poderia causar um acidente”, disse o líder Lapenna.
A relargada aconteceu na quarta passagem, Gomes abriu vantagem enquanto Merlo, em terceiro, era pressionado por Bia. Marcos Gomes cumpriu uma punição – drive thru – na sexta volta, por auxilio externo no momento da largada, e caiu para a oitava colocação. Bia ultrapassou Merlo na nona volta e assumiu a segunda colocação.
“Estava com um problema no acelerador e o mecânico teve de entrar na pista na hora da largada para me ajudar. Com esse problema, não deu para ir mais para frente, mas estou feliz com o terceiro lugar”, disse Marcos Gomes.
Quem retornou ao pódio da Fórmula Renault foi Paulo Salustiano, que manteve a vice-liderança da competição.
“Desde Campo Grande perco velocidade na reta. Tentei tirar o máximo do meu carro e no final da corrida estava me arrastando. Foi bom o quarto lugar para o campeonato”, disse Salustiano.
Na disputa pela primeira colocação, Bia e Douglas Soares se tocaram na 12ª volta e perderam diversas posições. No choque, Bia ficou sem parte do spoiler. Quem saiu ganhando foi André Sousa.
“No final do quarto treino, o motor quebrou e o quinto lugar está bom de tamanho para as condições que tínhamos”, completou André.
Após o acidente entre Douglas e Bia, Lapenna, que fazia uma corrida de recuperação, passou a brigar pela ponta com Nelson Merlo e Marcos Gomes. Na última volta, Lapenna e Merlo chegaram a se tocar na disputa pela primeira colocação.
“Meu objetivo neste ano é ser campeão dos Novatos, Perdi muito tempo nas curvas rápidas e tive outros problemas com o carro, mas consegui manter a colocação à frente dos outros estreantes”, disse Guga Campedelli, que com um décimo lugar foi o estreante mais bem colocado e também subiu no pódio.
Resultado da quarta etapa da Fórmula Renault:
1)Nelson Merlo (Bassani Racing), 20 voltas em 40m36s548, com média de 161,786 km/h
2)Felipe Lapenna (Full Time), a 1s887
3)Marcos Gomes (Piquet Sports), a 2s117
4)Paulo Salustiano (M4T Motorsport), a 4s967
5)André Sousa (Full Time), a 9s140
6)Luiz Razia (Dragão Motorsport), a 12s116
7)Douglas Soares (Prop Car), a 21s595
8)Bia Figueiredo (Cesário Fórmula), a 22s633
9)Willian Starostik (M4T Motorsport), a 34s824
10)Guga Campedelli (Prop Car), a 38s093
11)Luis De Conto (De Conto Racing), a 40s031
12)Leonardo de Souza (Kemba Racing), a 41s506
13)Cairo Campos (Gramacho Racing), a 5 voltas
14)Renato Jader David (Gramacho Racing), a 5 voltas
15)Fernando Galera (Bassani Racing), a 15 voltas
16)Fábio Beretta (Dragão Motorsport), a 19 voltas
Melhor Volta: Marcos Gomes com 1m56s262 com média de 169,53 km/h