Paulo Salustiano tem mais um motivo para buscar a vitória da rodada dupla do Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault neste fim de semana, em Brasília. Além de correr para tentar a liderança do campeonato, o vice-líder quer dar de presente no domingo Dia das Mães, o troféu das terceira e quarta etapas para dona Sueli.
O piloto paulista tem boas recordações dos 5.475 metros da pista do Autódromo de Brasília, o mais extenso do país. Salustiano venceu a etapa da capital federal na temporada passada e, também, uma da Stock Car V8 Light. “Gosto muito desta pista, é bem rápida, com curvas de alta, mas muito abrasiva para os pneus. Meu carro está bom, bem acertado, conheço o comportamento dele nesta pista e vou fazer de tudo para ganhar as duas etapas”, disse o piloto, que nas duas categorias tem o apoio da equipe M4T Motorsports e patrocínio de Nicoboco, Sawary e Tam.
Apesar de no começo não ter gostado muito da idéia de ter um filho piloto, hoje a mãe de Salustiano sempre o acompanha nas provas, fica nos boxes torcendo e incentivando o filho. “Adoro minha mãe. Ela tem um pouco de medo, se preocupa, mas me passa tranqüilidade, não fica dentro dos boxes rezando o terço, como fazem algumas mães. Ela vai lá pra fora e manda acelerar devagar”, brincou Salustiano, que além do troféu de vencedor, quer dar um banho de champanhe em dona Sueli.
Nestes dias que antecedem a corrida, Salustiano treina de kart em São Paulo para melhorar os reflexos na pilotagem de um carro de fórmula, uma vez que no último fim de semana correu na Stock Car V8 Light, em Interlagos (SP), com um carro em que a maneira de pilotar é completamente diferente. “No Stock Car você freia mais cedo e contorna as curvas de forma mais suave e lenta. Por isso, preciso me reciclar rapidamente para ser mais agressivo com o Fórmula Renault”, comentou o piloto, que abandonou a prova de Stock Car quando liderava.
Na primeira etapa da F-Renault, em março, Salustiano ficou em terceiro lugar e na segunda, foi vice-líder, ficando atrás de Bia Figueiredo, a primeira mulher a vencer uma etapa na categoria. O líder do campeonato é Felipe Lapenna.