A PPD Sports, empresa que organiza o Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault, divulgou na última semana as datas das quatro rodadas duplas que a categoria realizará nesta temporada de 2005. As etapas selecionadas foram as de Brasília (07 e 08/5), Rio de Janeiro (13 e 14/8), Santa Cruz do Sul (22 e 23/10) e São Paulo (10 e 11/12). Já as demais etapas realizarão apenas uma corrida. “No automobilismo, quanto mais se anda, mais se aprende. E quanto mais se larga, mais se aprimora”, declarou o paulista Paulo Salustiano, (Nicoboco/Sawary/TAM/M4T), um dos mais experientes pilotos da categoria e atual vice-líder do certame.
Paulo, segundo maior vencedor da Fórmula Renault com quatro conquistas, acredita que a categoria realiza um bom número de corridas nesta temporada, porém esse número poderia aumentar se os custos do campeonato fossem menores. “Numa categoria escola como a Fórmula Renault, 14 corridas é um bom número, mas podia ser ainda maior, de forma que o custo por km andado seja menor”, comenta Salustiano.
Porém, o piloto de 21 anos não concorda com a idéia de selecionar apenas algumas etapas para sediarem rodadas duplas em uma temporada, pois pode atrapalhar a organização da equipe e prejudicar o piloto em um final de semana. “Não gosto muito da idéia de fazer rodada dupla em algumas etapas. Ou se faz em todas, ou nenhuma. Se você chega em um circuito e o carro não está bem acertado para aquela pista, ou mesmo tem algum problema mecânico ou acidente nos treinos ou na primeira corrida, dificilmente você se recupera para a segunda prova. Nunca dá tempo para a recuperação”.
Problemas à parte, o piloto Nicoboco/Sawary/TAM/M4T, que compete também no Campeonato Brasileiro de Stock Car, apenas lamentou a não escolha do circuito de Curitiba para receber alguma das rodadas duplas, mas mesmo assim promete acelerar fundo em busca do título. “A regra é para todos. Então, não adianta lamentar agora. O negócio é acelerar e vencer. Só queria que ao invés do Rio de Janeiro, a rodada dupla fosse em Curitiba, pista em que eu adoro correr”, finalizou o vice-líder do certame.