O paulista Paulo Salustiano (Sawary/Nicoboco/TAM/M4T), uma das sensações da etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault, em Curitiba (PR), quando terminou a prova em terceiro lugar com um carro bastante avariado, acredita que o calor será o principal empecilho dos pilotos e equipes durante a segunda corrida da temporada, que será realizada no próximo dia 10 de abril, em Campo Grande (MS).
O piloto, que foi um dos mais rápidos nos dois dias de testes coletivos em Interlagos (SP), realizados no final de março, esteve presente no circuito Orlando Moura na semana passada, e ficou espantado com as altas temperaturas da região. “Eu fui lá na terça-feira e estava um calor absurdo. Na pista, pra ser mais exato, estava quase 70ºC, muito quente. Este será o maior desafio para os pilotos e equipes, que precisarão controlar e acertar o carro para temperaturas extremas, pois ele terá que suportar andar nessas condições. Os pneus também serão bastante exigidos, pois não sabemos se irão agüentar. Por mais preparo físico que você tenha, correr em Campo Grande é sempre desgastante”, declarou Salustiano.
Outro fator citado pelo piloto Sawary/Nicoboco/TAM/M4T, porém de menor importância em relação ao calor de Campo Grande, é a sujeira, pois o circuito Orlando Moura é pouco utilizado durante o ano e ao redor do traçado existe muita terra, que é levada para a pista com o vento. “Esse é outro problema da pista, mas que é resolvido rapidamente. Nos treinos da sexta-feira enfrentaremos dificuldades, mas a medida em que a Copa Clio e a Fórmula 3 vão entrando no circuito para os seus testes, o asfalto vai ficando mais limpo e emborrachado, mas não fica 100%”, comentou Salustiano, um dos mais experientes pilotos da Fórmula Renault. “O que vai acontecer é que será formado um trilho emborrachado, e quem for mais técnico e não errar, terá condições de fazer uma boa corrida. Mas quem vier espalhando e tentando ultrapassar de qualquer jeito, vai sujar os pneus e rodar e sair da pista”, alertou o piloto paulista da equipe M4T Motorsport.