Uma das maiores promessas da Fórmula 3 Sul-Americana para 2005, o jovem piloto Luiz Razia teve nesta semana seu primeiro contato com a Fórmula Renault, nos treinos livres da categoria em Interlagos (SP). Razia, 16 anos, também competirá na Renault, que tem estréia prevista para o dia 13 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba, juntamente com a Fórmula 3.
Nascido na Bahia, mas radicado em Brasília, Razia é o atual campeão Brasileiro de Kart e, neste ano, entra de cabeça na Fórmula Renault e na F3 Sul-Americana. Os treinos para F3 foram iniciados em agosto do ano passado e o piloto já tem mais de dez mil quilômetros rodados em vários circuitos da categoria. Mas a Renault, até então, era novidade para ele. “É um carro mais arisco se comparado com o da Fórmula 3 e os freios também são diferentes. A resposta do freio é mais demorada. E o jeito de guiar é diferente, é mais arrojado”, revelou Luiz Razia.
Quanto aos pneus Pirelli nacionais – que substituirão os antigos Michelin usados pela categoria em 2004 – estes não surpreenderam Razia. “Eles têm um composto mais mole que os Michelin. Por isso dão ao carro uma melhor aderência. Para mim essa mudança não foi novidade, pois estes pneus são os mesmos da Fórmula 3”, disse o piloto.
O chefe da equipe Dragão Motorsport, Luiz Trinci, considerou proveitoso os primeiros treinos em São Paulo. “É mais difícil para um piloto de Fórmula 3 guiar um F-Renault, como no caso do Razia, do que o contrário. Esse carro é mais solto e exige outra tocada. Mas ele surpreendeu e se acostumou rapidamente”, afirmou Dragão.
No segundo dia de treinos (quinta-feira), Luiz Razia baixou seus tempos e se aproximou dos pilotos mais experientes da Renault, como os paulistas Marcos Gomes, Paulo Salustiano e Felipe Lapenna. O treino não teve cronometragem oficial e os tempos foram divulgados pelas próprias equipes.