Nem bem chegou ao Brasil após o encerramento de sua temporada na Fórmula 3 internacional, o paulista Lucas Di Grassi já arregaça as mangas e se coloca novamente no trabalho dentro do cockpit. O piloto desembarcou em São Paulo nesta terça-feira, vindo de uma visita à equipe Renault de F-1, na França, e já pela manhã recebeu o convite da Renault brasileira para realizar testes de avaliação e comparação de compostos de pneus nos carros do Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault. Com um trabalho reconhecido no exterior por sua atuação no Campeonato Inglês de Fórmula 3 e em provas especiais como o GP de Macau e o Marlboro Masters, Di Grassi deixou no Brasil uma fama de bom acertador de carros de competição. “Testar pneus e comparar compostos é um bom treino para quem sonha em chegar à F-1, na qual esta rotina é uma constante”, diz o piloto. “Mesmo que a F-1 seja algo distante no momento, é bom praticar este tipo de coisas. Estar preparado é a regra número um do automobilismo profissional”.
“Escolhemos o Lucas para fazer estes testes pela sua experiência e pelo trabalho que vem desenvolvendo no Renault Driver Development Program”, explica Arlindo Romero, gerente de competições da marca, referindo-se ao programa de apoio a talentos com potencial de chegar à F-1 mantido pela Renault, do qual Di Grassi é integrante. “Ele conhece bem os F-Renault e também os pneus Michelin, que usamos desde a estréia da categoria”, completa Romero.
Lucas deverá usar um carro da equipe do preparador Maurício Ferreira, profissional com quem trabalhou quando foi vice-campeão brasileiro de F-Renault, em 2002, a mais difícil temporada do torneio. A avaliação envolverá a utilização de pneus da Pirelli, candidata a substituir a Michelin. “Não há decisão a este respeito. Vamos aguardar os resultados dos testes para ver o que faremos”, resume Arlindo Romero. Realizados em duas sessões de 1h30, com início às 13h30 e às 16h30, os testes também contarão com os pilotos Daniel Serra (atual campeão da F-Renault) e Patrick Rocha (que compete na categoria na Europa).