O paulista Renê Bauer (Officer Motorsport) bem que tentou segurar, mas era dia do piloto Luiz Frediani Jr. conquistar sua primeira vitória na temporada 2004 da Copa Clio, neste domingo (21/11) no circuito de rua montado na Via Expressa Sul, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Largando da sexta posição, o piloto da Hot Car Competições fez uma corrida agressiva, com um carro muito bem acertado e conseguiu superar o pole position Renê Bauer e vencer uma das corridas mais disputadas do ano. Frediani completou as 26 voltas da prova em 40min43s860 (média de 92,686 km/h) e recebeu a bandeirada de sua mulher, Scheyla Frediani.
“Foi bom para caramba, fiquei longe dos acidentes e deu tudo certo”, disse Frediani, de 33 anos, que adora as pistas em circuitos urbanos. “Cada vez que se fala em circuito de rua eu sinto uma magia diferente. É meu terceiro pódio aqui em três corridas, mas chegar em primeiro vale muito mais”, completou Frediani, que é o único piloto na Copa Clio que subiu ao pódio em todas as corridas da categoria realizada em Florianópolis (foi quarto colocado em 2002 e quinto em 2003).
“Fazia tempo que eu não ganhava uma corrida, e isso incomoda. Espero que tudo volte ao normal, porque eu tive várias chances de vencer durante o ano e não deu certo, como foi em Brasília, Campo Grande e Vitória”, explicou Frediani. Renê Bauer, por sua vez, venceu as três corridas anteriores: Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Tarumã (RS).
Na largada, Renê Bauer conseguiu sustentar a primeira posição, com seus companheiros na Officer Motorsport em segundo e terceiro lugares (Cláudio Gontijo e Wagner Cardoso, respectivamente). Entretanto, o rendimento do carro de Renê foi caindo, enquanto Luiz Frediani e Alexandre Conill (CRTech) vieram ganhando posições. Além disso, a corrida foi marcada por várias batidas, o que forçou o diretor de prova Antonio Carlos Regal, o Magrão, acionar o safety car em algumas oportunidades.
Faltando 10 voltas para o final da corrida, Frediani, que já havia conseguido superar Cardoso e Gontijo, assumiu a liderança em uma bela ultrapassagem no cotovelo do final da reta oposta. Assim, o problema todo ficou para Renê, que teve de segurar Alexandre Conill, que terminou a corrida em quarto lugar, depois de ser superado por Cláudio Gontijo. A menos de cinco voltas do final, uma batida entre o catarinense Kreis Jr. (Carreira Motorsport) e Pedro Larriera (W Racing-Manzini) forçou a última entrada do safety car e a corrida acabou com bandeira amarela.
“Não acreditei quando entrou o safety car, porque mesmo com um carro muito rápido existia o risco do Bauer me pressionar em uma possível relargada”, disse Frediani. “Ainda bem que acabou em bandeira amarela”, completou o vencedor, que naquele momento tinha cerca de cinco segundos de vantagem para Bauer. “Mas também não acredito que ele (Renê) iria arriscar me ultrapassar, porque está brigando pelo campeonato.”
Agora, Renê Bauer aumentou sua vantagem na liderança na temporada, com 131 pontos, contra 114 do vice-líder Elias Jr. (HotCar Competições), que ainda não venceu este ano e terminou a prova em Florianópolis na sexta posição. A terceira posição na tabela é de Alexandre Conill, com 104 pontos. “Nem sempre dá para ganhar, mas vou para São Paulo tranqüilo, porque tenho uma certa folga, apesar de saber que não tem nada definido ainda”, disse Renê Bauer. “Em São Paulo vou correr com a cabeça, quero ir atrás do caneco, mesmo que não seja com vitória”, disse Bauer.
A rodada dupla que vai definir a temporada da Copa Clio será entre os dias 9 e 11 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. No mesmo final de semana será realizada a 9.ª e a 10.ª etapa, em uma das pistas seletivas e exigentes do Brasil.
Acidente: durante a prova, um Clio bateu no guard-rail, que acabou balançando um dos praticáveis da Master TV, responsável pela geração das imagens do Renault Speed Show by TIM. Com isso, o cinegrafista que operava uma das câmeras no praticável se desequilibrou e caiu, sofrendo escoriações nos braços. Ele foi levado ao hospital para uma avaliação mais detalhada e não foi constatado nada de grave. Ele passa bem.
Resultado completo da 8.ª etapa da Copa Clio:
1.º) Luiz Frediani Jr (SP), 26 voltas, tempo 40:43.859, média de 92,68 km/h
2.º) Renê Bauer (SP), a 1.572
3.º) Claudio Gontijo (PR), a 2.272
4.º) Alexandre Conill (DF), a 2.942
5.º) Wagner Cardoso (SP), a 3.584
6.º) Elias Junior (RJ), a 4.481
7.º) André Bragantini Jr (SP), a 5.287
8.º) Gustavo Martins (RS), a 6.556
9.º) José C Vitte (SP), a 8.195
10.º) Léo (SP), a 9.113
11.º) Allan Bauer (SP), a 10.556
12.º) Cristian Mohr (SC), a 11.809
13.º) Luciano Kubrusly (SP), a 12.867
14.º) Luciano Lobão (MA), a 14.108
15.º) Felipe M Vieira (SC), a 15.846
16.º) Pedro Larriera (SP), a 3 voltas
17.º) Raulino Kreis Jr (SC), a 4 voltas
18.º) Carlos Dantas (SP), a 5 voltas
Não completaram:
19º) Lucas Molo (RJ), a 10 voltas
20.º) Cesar Gauterio (RS), a 12 voltas
21.º) José C Vieira Jr (SC), a 16 voltas
22.º) Tena Reis (RS), a 17 voltas
23.º) João P Faccio (SC), a 20 voltas
24.º) José Cordova (PR), a 22 voltas
25.º) Leonardo Dantas (SP), a 23 voltas
26.º) José C Vieira (SC), a 24 voltas
Melhor volta: André Bragantini Jr. – 1min16s799 (média de 113,439 km/h)