A bela cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, recebe neste final de semana a 12ª etapa da Fórmula Renault Brasileira. Os treinos – no circuito urbano de 2.420 metros, montado na Via Expressa Sul – terão início nesta sexta-feira (dia 19), a partir das 10 horas. No domingo (21), a largada está prevista para as 13h30.
Alexandre Foizer, da equipe Cesário Fórmula, parte em busca da quarta vitória no ano (foi o primeiro colocado em Brasília, Tarumã e São Paulo – além de ter vencido em Vitória, onde foi desclassificado) e espera retomar a liderança do campeonato. Ele está em segundo lugar, com 197 pontos, contra 214 do líder Daniel Serra, da Bassani Racing. Já o gêmeo Gustavo Foizer torce para que os problemas com seu motor tenham sido resolvidos, mas lembra que correndo na rua o “equipamento não conta tanto”.
Alexandre chega a Florianópolis embalado pela vitória em São Paulo, no mês passado, na preliminar da Fórmula 1. O piloto destaca que não tem um retrospecto bom na cidade catarinense, mas diz que chegou a hora de mudar essa história.
“Nas duas provas que corri em Florianópolis (2002 e 2003), acabei abandonando, mas estou pronto para acabar com minha falta de sorte neste circuito e vou fazer de tudo para chegar na frente do Serra e do Alan (Hellmeister)”, comentou Alexandre, de 18 anos.
“Este ano já venci uma prova em circuito de rua, em Vitória, onde acabei desclassificado injustamente. Então, isso me motiva ainda mais a buscar um resultado positivo”, destacou o piloto, que perdeu pontos em duas etapas após o Conselho Técnico Desportivo Nacional ter divulgado que seu carro não estaria homologado para essa temporada. Desde então, o piloto vem correndo com um novo chassi.
“Desde que fizemos a mudança, a equipe e eu estamos muito motivados, tentando mostrar que o que fizeram foi injusto”, completou o piloto brasiliense.
Gustavo Foizer, por sua vez, destaca que é sempre especial correr em Florianópolis e também está confiante. “Floripa é uma cidade bastante badalada e tem um gostinho diferente correr lá. Além disso, eu gosto de circuito de rua, porque exige bastante do piloto e não muito do equipamento. Pra se dar bem em circuito de rua é preciso arriscar bastante”, contou.
“Acredito que será um final de semana positivo. Vou lutar muito para somar pontos importantes para a disputa do campeonato de equipes”, finalizou. A Cesário lidera entre as equipes, com 241 pontos, à frente da Bassani Racing, com 226.
Na Fórmula Renault Brasileira, os gêmeos contam com o patrocínio das marcas Coca-Cola, Burn, revista Caras e Vasp.