Alexandre Foizer vence a 9ª etapa

Alexandre Foizer (Cesário F-Renault) fez uma excelente corrida neste sábado (09/10) e venceu a 9.ª etapa da temporada 2004 da Fórmula Renault, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre. Sob uma intensa chuva e algumas intervenções do safety car, Alexandre completou as 28 voltas da corrida em 40min00s455 (média de 126,648 km/h). Alan Hellmeister (Dragão Motorsport) chegou 0s363 atrás, em segundo, seguido por Gustavo Foizer (Cesário F-Renault), que largou na 9.º posição e fez uma grande corrida de recuperação. Completou o pódio Daniel Serra (Bassani Racing), em quarto, e Bia Figueiredo (Cesário F-Renault), em quinto.

“Eu tinha um carro bem mais rápido que o Daniel Serra no início da corrida e tinha de tentar passar logo”, explicou Alexandre após a cerimônia de premiação. “Consegui largar melhor que ele e já tinha tentado passar uma vez, mas o Daniel fechou a porta. Na segunda tentativa, coloquei por fora e consegui assumir a primeira colocação na ‘Curva Um’. Depois disso tive de administrar a corrida”, completou o piloto da Cesário F-Renault que marcou 30 pontos e pulou para 154 pontos e continua na vice-liderança da temporada.

Daniel Serra, o pole position, chegou na quarta posição. Foi a primeira vez que o piloto da Bassani Racing competiu na pista de Tarumã. “A chuva pegou todo mundo de surpresa e virou loteria. A gente mexeu no carro, que ficou bom. Mas o (Alexandre) Foizer já tinha andado aqui este ano com a F-3, e isso ajudou no acerto deles. Pela desvantagem que a gente tinha no acerto, o resultado não foi ruim”, explicou Edu Bassani, engenheiro chefe da equipe. Serra concorda. “Foi bom para o campeonato, mas não foi legal na corrida”, disse o líder da temporada, agora com 166 pontos, que ainda perdeu a terceira posição na última volta para Gustavo Foizer.

Quem também conseguiu boa atuação correndo pela primeira vez em Tarumã foi o paulista Alan Hellmeister, da Dragão Motorsport. Largando da terceira posição, Hellmeister marcou a melhor volta da corrida e terminou com a segunda posição na 9.ª etapa, acumulando 139 pontos na tabela (3.º lugar). “Acertamos o carro para pista com média ou muita chuva e estava excelente no começo”, explicou Alan. “Tive de ter calma atrás do Serra antes de fazer a ultrapassagem. Quando estava chegando no Foizer veio o safety car e na relargada a pista já estava mais seca. O resultado foi bom para o campeonato, descontei pontos para o líder”, completou o piloto.

Prova cheia de intervenções do safety car

Por causa da intensa chuva que caiu no momento da largada para a 9.ª etapa, a direção de prova decidiu autorizar a largada da prova com a presença do safety car. Foram sete voltas com a escolta do safety car e na relargada Alexandre Foizer fez a primeira tentativa de passar Serrinha, que se defendeu bem. Na segunda passagem, Alexandre entrou muito próximo de Serra na reta dos boxes e ultrapassou por fora o pole position na ‘Curva Um’, a mais veloz do circuito gaúcho. Hellmeister veio no embalo e na volta seguinte assumiu a segunda posição na ‘Curva do Laço’.

Com isso, Hellmeister começou a diminuir a vantagem de Alexandre Foizer e dava pinta de que iria ter carro para brigar pela vitória. Na volta 20, a segunda intervenção do safety car, que ficou apenas poucas voltas na pista, para a retirada do carro de Rony Breuel (Bassani Racing), que abandonou depois de uma rodada. Na relargada, Bia Figueiredo (Cesário F-Renault) ultrapassou Carlos Iaconelli (PropCar Racing), assumiu a quarta posição, trazendo Gustavo Foizer (Cesário F-Renault).

Mas na volta de número 25, por causa de uma batida entre Anderson Faria (PropCar Racing) e Vinícius Canhedo (Full Time Sports), a direção de prova sinalizou a terceira e última entrada do safety car — Diego Nunes (Full Time Sports) também abandonou depois de uma rodada na ‘Curva do Laço’. A relargada aconteceu apenas na última volta, e foi quando Gustavo Foizer superou Serrinha para assumir a terceira posição. Alexandre completou a última volta em primeiro, seguido por Hellmeister e Gustavo Foizer.

Neste domingo (10/10) os pilotos retornam à pista para a disputa do warm up, às 9h45. A largada para a 10.ª etapa da Fórmula Renault está prevista para largar às 13h15, com transmissão ao vivo pela SporTV (Directv/NET).

Resultado da 9.ª etapa da Fórmula Renault – Tarumã (RS):

1.º) Alexandre Foizer (DF), 28 voltas, tempo 40min00.455, média de 126,64 km/h

2.º) Alan Hellmeister (SP), a 0s363

3.º) Gustavo Foizer (DF), a 2s514

4.º) Daniel Serra (SP), a 2s903

5.º) Bia Figueiredo (SP), a 3s785

6.º) Carlos Iaconelli (SP), a 4s314

7.º) Paulo Salustiano (SP), a 5s306

8.º) Felipe Lapenna (SP), a 5s855

9.º) George Altmann (SP), a 6s791

10.º) Vinicius Canhedo (DF), a 31s374

11.º) Anderson Faria (RJ), a 1 volta

12.º) Diego Nunes (SP), a 5 voltas

13.º) Rony Breuel (SP), a 10 voltas

14.º) Douglas Soares (SP), a 11 voltas

15.º) André Sousa (SP), a 15 voltas



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.