Saiba onde assistir as principais categorias do esporte a motor na TV em 2026

A temporada de 2026 do esporte a motor mundial já foi iniciada, mas vai ganhar força mesmo a partir de março. E, para o fã das corridas, será um ano importante no que diz respeito de onde assisti-las na TV, já que há mudanças importantes nos locais de exibição, a maior parte delas com grande divulgação de suas novas emissoras.

Lewis Hamilton
Foto: Scuderia Ferrari

Para isso, F1MANIA.NET entrou em contato com as emissoras de TV e categorias para criar este guia de onde assistir cada um dos principais campeonatos do esporte a motor. Nem todos nos responderam e, por isso, caso haja retorno, atualizaremos a matéria.

Começando por onde todo mundo já sabe: a Fórmula 1, que volta ao Grupo Globo após cinco temporadas de exibição da Band. A Globo ficará responsável por exibir ao vivo 15 dos 24 GPs do ano, enquanto o Sportv exibirá rigorosamente todas as atividades ao vivo, incluindo nove GPs exclusivos.

Com a ida da F1 para a Globo, as categorias de acesso também serão exibidas pelo “canal campeão”: a Fórmula 2, que contará com Rafael Câmara e Emmo Fittipaldi, a Fórmula 3, com Pedro Clerot e Fefo Barrichello, e a F1 Academy, que terá Rafaela Ferreira no grid.

Se a F1 voltou para a Globo, a Indy retorna para a Band após cinco anos de exibição na TV Cultura em sinal aberto. Inicialmente o “canal do esporte” mostrará na TV oito das 17 etapas ao vivo, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis, esta com repórter in loco no Indianapolis Motor Speedway.

Ainda na Indy, a ESPN será a casa da categoria na TV fechada, com exibição de praticamente todas as provas ao vivo. Além disso, o Disney+ mostrará todas as atividades do campeonato, bem como as corridas da Indy NXT, categoria de acesso da Indy.

A dobradinha Band/ESPN será vista também em outro mundial, o da MotoGP, mas de forma bem diferente. O canal do Grupo Disney segue mostrando toda a temporada não apenas da MotoGP, mas também da Moto2 e da Moto3. A Band vai exibir em TV aberta apenas o GP do Brasil, marcado para Goiânia.

A Band também segue com transmissão da Fórmula E, com algumas provas exibidas no canal aberto, e toda a temporada no BandSports. Além disso, alguns canais no YouTube mostram o campeonato.

O canal esportivo do Grupo Bandeirantes ainda exibirá por mais uma temporada o Mundial de Endurance, o WEC. Este campeonato, que tem as 24 Horas de Le Mans como principal prova, também terá transmissões de provas no YouTube.

De forma exclusiva, o BandSports exibirá ainda o Mundial de Superbike, campeonato que conta com motos de produção com preparação, e o MXGP, mais importante campeonato de motocross do mundo.

Voltando às quatro rodas, a NASCAR será exibida em sinal aberto pelo XSports, canal esportivo mais novo da TV brasileira, com as disputas da Cup Series, a principal divisão do campeonato. A ESPN exibe as três divisões nacionais da NASCAR, e mostra as provas também no Disney+.

Com relação a categorias do esporte a motor nacional, é importante lembrar que praticamente todas elas investem em transmissões próprias em seus canais de YouTube. E a grande maioria conta com exibições na TV. Stock Car, Copa Truck e Porsche Cup Brasil, por exemplo, estão confirmadas na programação da Band neste ano. Destas, a Stock e a Porsche serão exibidas também pelo BandSports.

O canal esportivo do Grupo Bandeirantes também exibirá praticamente todas as provas das outras categorias da Vicar: Stock Light, Turismo Nacional e Fórmula 4 Brasil. A lista enviada pelo BandSports ao F1MANIA.NET não contempla transmissões do TCR South America.

A reportagem entrou em contato com o Grupo Globo sobre categorias nacionais, mas não obteve retorno. Até 2025, o Sportv exibia os campeonatos da Stock Car, Stock Light, Copa Truck e Porsche Cup.

Além disso, a RedeTV não confirma se transmitirá e, em caso positivo, quais campeonatos vai mostrar em sua programação em 2026, mas admite negociações para manter as corridas em sua grade. Em 2025 coube a emissora paulista mostrar a NASCAR Brasil, a Copa HB20 e a Fórmula Truck.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.