Terranova vence sexta especial do Dakar nos carros. Al-Attiyah dispara

Orlando Terranova e Daniel Oliveras venceram nesta sexta-feira (7) a sexta especial do Rally Dakar, disputada com largada e chegada em Riad, capital da Arábia Saudita. Diferente do que ocorreu nas motos e nos quadriciclos, os pilotos dos carros percorreram os 404 quilômetros programados, e os argentinos da Prodrive fecharam o percurso em 3h06min45s.

A segunda posição ficou com Mattias Ekstrom e Emil Bergkvist, dupla da Audi que acabou 1min06s atrás de Terranova e Oliveras. Yazeed Al-Rajhi e Michael Orr terminaram a especial com a terceira posição com um Toyota, enquanto Brian Baragwanath e Leonard Cremer, com um Century, foram os quartos melhores. Nani Roma e Alex Haro Bravo fecharam o top-5 com um Prodrive.

Bernhard ten Brinke e Sébastien Delaunay, com um Toyota, fecharam a especial com o sexto melhor tempo, ficando à frente de Shameer Variawa e Danie Stassen, melhor dupla do time oficial da Toyota no dia. Martin Prokop e Viktor Chytka, com um Ford, foram os oitavos melhores, enquanto Wei Han e Li Ma, dupla que corre com um SMG, ficou com o nono posto. Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel, com um Toyota, fecharam o top-10.

Quem apresentou um bom desempenho foi a dupla brasileira formada por Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, que completou o estágio na 13ª colocação, melhor resultado nesta edição, com um Century. Já Sébastien Loeb e Fabian Lurquin, com um Prodrive, foram os 30º melhores do dia, 21min31s atrás de Terranova e Oliveras.

Após seis etapas, Al-Attiyah e Baumel seguem na liderança do Dakar, agora com 20h37min24s, ampliando ainda mais a frente para os segundos colocados, agora Al-Rajhi e Orr. Loeb e Lurquin aparecem em terceiro. Gastaldi e Sachs avançaram para a 40ª colocação após a especial desta sexta-feira.

Novo 1-2-3 da Kamaz nos caminhões

Ninguém consegue parar os caminhões da Kamaz no Dakar. Os trios do time foram os melhores na especial realizada na capital saudita, com Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Ivan Malkov vencendo pelo segundo dia seguido, desta vez com um tempo acumulado de 3h16min16s.

Dmitry Sotnikov, Ruslan Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov foram os segundos colocados, distantes apenas nove segundos dos vencedores. Eduard Nikolaev, Evgenii Yakovlev e Vladimir Ribakov fecharam a lista dos três melhores e o 1-2-3 da Kamaz.

Sotnikov, Akhmadeev e Akhmetzianov seguem na liderança do Dakar após seis especiais, agora com 22h25min45s acumulados. Nikolaev, Iakovlev e Ribakov são os segundos colocados, com um atraso de 10min29s. Anton Shibalov, Dmitrii Nikitin e Ivan Tatarinov são os terceiros.

Sábado de folga e saída da capital saudita no domingo

O Dakar não contará com disputa de especial neste sábado (8), sendo retomado no domingo, quando os pilotos deixam Riad e seguem em direção a Al-Dawadimi, em um percurso cronometrado de 402 quilômetros.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.