Sanz fala sobre comentários machistas na carreira, mas diz: “Fizeram chegar onde estou”

Laia Sanz não esteve imune de comentários machistas ao longo de sua carreira. Mesmo multicampeã das motos no off-road, a espanhola revelou ter recebido mau tratamento, mas não deixou isso a abalar.

A competidora disputa provas desde bem nova nas duas rodas. Ao longo do caminho, conquistou nada menos que 14 títulos mundiais do Trial feminino e outros seis de enduro, além de canecos em campeonatos espanhóis.

Não bastando, também tem inúmeras participações no Dakar, sempre conseguindo terminar todas as tentativas. Nos últimos dois anos, então, trocou de desafio e passou a competir na principal prova off-road nos carros.

Mesmo com tantas conquistas, Sanz contou em entrevista ao site espanhol Relevo que nunca escapou de comentários depreciativos. “Passei muitos momentos ruins, comentários machistas, todo tipo de coisa, inclusive certo tratamento ruim em alguma equipe unicamente por ser uma mulher”, disse.

“Mas também acredito que é o que tem me feito forte e me fez chegar onde estou. Acredito que, no final, estou aqui por tudo o que vivi, me fez crescer, me fez transformar essas coisas em motivação extra para provar”, seguiu.

“E, bem, sim, acredito que agora, ainda bem, as mulheres que estão chegando têm o caminho um pouco mais fácil do que eu tive. Espero que não vivar as coisas desagradáveis que eu tive de viver”, concluiu.

Atualmente, Laia disputa na Extreme E, categoria elétrica de SUVs off-road. Fazendo dupla com Carlos Sainz, multicampeão do rali, a espanhola já conseguiu três pódios e teve em 2022 seu melhor ano ao encerrar na terceira colocação.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.