As corridas começaram no Rally Dakar de 2021, na Arábia Saudita, com alguns dos maiores nomes do rally-raid participando da etapa de prólogo de 11 km neste sábado (02). Na liderança da corrida de carros está Nasser Al-Attiyah, do Qatar, enquanto Ricky Brabec conquistou o primeiro lugar na categoria de motos.
Na categoria de carros o tricampeão do Dakar, Al-Attiyah, foi quem ganhou a vantagem no prólogo, conquistando a 36ª vitória da etapa. Ele vai abrir agora a cronometragem de 277 km deste domingo. “As coisas ficam sérias amanhã com uma longa etapa de abertura”, disse o piloto do Catar, que venceu o Rally Dakar em 2011, 2015 e 2019.
Os outros pilotos da Toyota Hilux de Al-Attiyah, Kuba Przygoński e Giniel De Villiers, registraram tempos rápidos, enquanto os MINI JCW Buggies de Carlos Sainz e Stéphane Peterhansel também conseguiram ficar na frente no prólogo.
Os franceses Sébastien Loeb e Cyril Despres podem estar contentes com os primeiros quilómetros do Dakar. O nove vezes campeão do WRC, Loeb, ficou apenas 17 segundos atrás do tempo de Al-Attiyah e Despres apenas 30 segundos atrás. Na categoria de motocicleta, o atual campeão Brabec venceu o prólogo, mas os ex-vencedores Toby Price, Matthias Walkner e Sam Sunderland terminaram todos a um minuto do líder.
O estreante no Dakar, Daniel Sanders, teve um prólogo impressionante com o terceiro tempo mais rápido do dia e comentou um pouco sobre sua estreia. “A moto estava voando e eu realmente tive um bom dia. Foi bom se livrar de alguns nervos antes do nosso primeiro grande dia de amanhã”.
Sanders não foi o único estreante no Dakar a ganhar um lugar no pódio, já que Seth Quintero conquistou o segundo lugar na categoria de veículos leves. O jovem de 18 anos teve a oportunidade de correr o Dakar negada no ano passado devido à sua idade e está claramente disposto a recuperar o tempo perdido.
Os vencedores da corrida de caminhões em série, Team Kamaz Master, estão bem preparados após o prólogo com todas as suas quatro equipes em um minuto do líder da corrida Siarhei Viazovich. O caminhoneiro Kamaz mais próximo do topo da classificação é Anton Shibalov, que está a apenas sete segundos do ritmo. E na categoria de quadrículos, foi um final apertado com o francês Alexandre Giroud levando o primeiro lugar do pódio, terminando apenas um segundo à frente do argentino Manuel Andujar.
Os três primeiros na classificação geral em cada categoria:
Carro:
- Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA) – Toyota Gazoo Racing: 0h05m48s
- Brian Baragwanath (ZAF)/Taye Perry (ZAF) – Century Racing: 0h05m48s
- Yazeed Al Rajhi (SAU)/Dirk von Zitzewitz (DEU) – Overdrive Toyota: + 0h00m08s
Motocicleta:
- Ricky Brabec (EUA) – Honda: 00h06m01s
- Joan Barreda Bort (ESP) – Honda: + 00h00m06s
- Daniel Sanders (AUS) – KTM: + 00h00m13s
Caminhão:
- Siarhei Viazovich (BLR) – Mazda: 00h06m38s
- Martin Macik (CZE) – Iveco: 00h00m03s
- Aliaksei Vishneuski (BLR) – Mazda: + 00h00m01s3.
SSV
- Austin Jones (EUA)/Gustavo Gugelmin (BRA) – Can-Am: 00h06m43s
- Reinaldo Varela (BRA)/Maykel Justo (BRA) – Can-Am: + 00h00m04s
- Saleh Alsaif (SAU)/Oriol Vidal Montijano (ESP) – Cavalo Preto: + 00h00m05s
Quad
- Alexandre Giroud (FRA) – Yamaha: 00h07m35s
- Manuel Andujar (ARG) – Yamaha: + 00h00m01s
- Kamil Wisniewski (POL) – Yamaha: + 00h00m04s
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Qual seu TOP 3 entre as corridas da temporada 2020 da F1?:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
