Jos Verstappen deixou claro que jamais aceitaria ser navegador em provas de Rally, nem mesmo ao lado de seu filho, Max Verstappen. O ex-piloto de Fórmula 1, que conquistou recentemente o título do Campeonato Belga de Rally de 2025, destacou a coragem necessária para ocupar o assento de navegador.
“Todos os dias eu rezo uma Ave Maria. Como piloto, você conhece os riscos, mas sinceramente, acho que como navegador é preciso ser ainda mais corajoso. Eu pessoalmente, nunca gostaria de sentar ao lado de outra pessoa, nem mesmo ao lado de Max”, afirmou Jos em entrevista à Formula 1 Magazine.
No Rally, o navegador é responsável por orientar o piloto durante a prova, descrevendo cada trecho do percurso e antecipando curvas e obstáculos. Para Jos, essa função envolve uma pressão ainda maior do que a de pilotar o carro.

O título belga veio ao lado do navegador Renaud Jamoul, que destacou a importância da confiança mútua entre piloto e navegador: “Eu não entro no carro com qualquer um, mas com Jos não é um problema, confiamos completamente um no outro. Sim, como navegador você precisa ser forte, mas não é como se não tivesse controle. Tenho, porque sou eu quem digo ao Jos o que fazer”, acrescentou Jamoul.
A afirmação de Jos Verstappen, reforça sua visão de que, mesmo com a experiência de seu filho tetracampeão na Fórmula 1, a posição de navegador no Rally exige um perfil muito específico, e essa função não é para ele.
