Com a pilota Raquel Stein e a navegadora Christina Xavier, a Equipe FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) teve mais um bom dia em sua primeira participação no Sertões. Na terça-feira, 29, elas terminaram a terceira etapa em 2º lugar na categoria SSV CBA e em 28º lugar na categoria Carros, depois de largar da 35ª posição, e rodar 434 km, dos quais 290 km cronometrados, de Januária (MG) a Bom Jesus da Lapa (BA), passando por estradas vicinais estreitas com piso duro, e por trechos de erosão e pedras.
Mas foi pegando um tronco que elas enfrentaram um pneu furado. “De novo foi uma especial animal, muito técnica, de navegação difícil, muito técnica, e de pilotagem também difícil e muito técnica. O pessoal começou a derrubar coisas na trilha, furamos o pneu batendo em um tronco. Mas trocamos em 15 minutos e fizemos uma prova impecável”, conta a pilota Raquel Stein.”Daqui em diante é concentração total, para que possamos completar bem todos os dias, ainda mais com a etapa maratona pela frente.”
Christina também gostou da performance delas na terceira etapa: “Foi uma prova técnica, com trecho de trial. Subidas e descidas fortes exigiram bastante de todo o nosso conhecimento. A navegação foi bem pesada, tive que ter muita atenção, trechos fortes de referência, mas estivemos bem sincronizadas!”
Maratona – Na manhã desta quarta-feira, 30, Raquel e Christina partem para disputar a quarta e a quinta etapas, retornando ao parque de apoio apenas no fim da quinta-feira, 31. Dormirão em acampamento do Sertões no meio do caminho, sem a companhia de mecânicos, e terão que dar conta elas próprias de deixar o carro em ordem para a segunda prova da famosa e desafiadora etapa maratona, dentro do tempo de 20 minutos estabelecido pelo regulamento.
A quarta etapa, na quarta-feira, terá total de 478 km na Bahia, de Bom Jesus da Lapa a Xique-Xique, com 276 km cronometrados, e deslocamentos inicial de 19 km e final de 183 km. Estradas vicinais cheias de curva da primeira parte do roteiro darão lugar à subida íngreme de uma serra com piso de pedra por 13 km, e a uns 10 km de trechos de trial (sem estrada, com muita dificuldade, conhecido como quebradeira) após cerca de 100 km de percurso bem técnico. Para fechar a especial, um caminho estreito e cheio de pedras, o terror dos pneus.
Na chamada segunda perna da maratona, na quinta-feira, a quinta etapa será realizada ao longo de 470 km, com especial cronometrada de 330 km seguida por 140 km de deslocamento final entre Xique-Xique, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. A prova começará por estradas largas de areia dura e terminará em trecho de serra com pedras.
Focadas – “A Raquel e a Christina estão evoluindo bem no Sertões, e nossa engenheira Bárbra Sanglard e nossa mecânica Ana Cristina da Silva estão se pondo à prova, acumulando uma grande carga de aprendizado neste que é o principal rally 0ff-road das Américas. Estamos contentes e continuamos otimistas, focadas no nosso objetivo, que é chegar ao fim da competição”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) – criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA – e comandante da FIA Girls on Track Brasil.
Sobre a Equipe FIA GOT BR no Sertões – A Equipe FIA GOT BR resulta da união de competências de duas grande equipes: a MSL Motorsports, que tem o carro, patrocina a pilota e colabora na mecânica, e da RMattheis Off Road, que contribui com Camila Mattheis chefiando a equipe, com a logística do time, e com os dois meses de treinamento da estagiária Bárbara Sanglard para atuar como engenheira. Esta é a primeira vez desse time feminino no Sertões e também a primeira vez que o Sertões tem uma equipe feminina.
