José Ignacio Cornejo venceu nesta segunda-feira (11) a oitava especial do Rally Dakar, disputada entre as cidades de Sakaka e Neom, na Arábia Saudita, entre os competidores das motos. O piloto da Honda, que assumiu a liderança da prova no último domingo, completou os 375 quilômetros do estágio em 3h08min40s, vencendo pela primeira vez na atual edição do mais importante rali do planeta.
A segunda posição ficou com Toby Price, piloto da KTM que foi apenas 1min05s mais lento em relação a “Nacho” Cornejo. Ricky Brabec, vencedor da especial do domingo, foi o terceiro com outra Honda, sendo seguido por Sam Sunderland, quarto com uma KTM. Kevin Benavides, com a Honda, completou o grupo dos cinco primeiros.
Joan Barreda Bort, mais um piloto da Honda na disputa, ficou com a sexta posição, ficando imediatamente à frente de Daniel Sanders, sétimo com a KTM. Matthias Walkner, com mais uma KTM, foi o oitavo melhor, seguido por mais um piloto de motos da marca austríaca, Skyler Howes. Sebastian Bühler foi o único no top-10 com uma moto Hero, terminando em décimo.
A segunda-feira ainda contou com o abandono de um dos candidatos ao título do Dakar. Xavier de Soultrait, piloto da Husqvarna, sofreu um acidente no quilômetro 267 da especial e foi encaminhado para um hospital, onde será avaliado. Outro que abandonou a disputa foi Franco Caimi, que teve problemas mecânicos em sua moto.
Após a disputa de oito especiais, a liderança do Dakar é de “Nacho” Cornejo, agora com 32h00min11s, tempo 1min06s melhor em relação a Price, o segundo colocado. Sunderland aparece em terceiro, ficando à frente de Kevin Benavides. O grupo dos cinco primeiros na classificação geral é completado por Barreda Bort.
O Dakar terá prosseguimento nesta terça-feira (12), quando a caravana fará uma etapa laço em Neom. Serão 465 quilômetros cronometrados e 579 quilômetros totais.
