Dakar 2022 conta com presença de 52 mulheres na 44ª edição da prova

Começou oficialmente o Rally Dakar de 2022. Na 44º edição da competição off-road mais exigente do mundo, pilotos passarão duas semanas nas dunas e areias da Arábia Saudita para percorrerem cerca de 8 mil quilômetros.

A prova começou com o prólogo no último sábado, 1º de janeiro, e a primeira especial foi realizada no dia seguinte. E neste ano, serão 52 mulheres que marcam presença no evento – 19 pilotas, 32 co-pilotas e uma mecânica de caminhão.

E não bastando isso, há algumas importantes marcas sendo alcançadas. Por exemplo, Molly Taylor, campeã da Extreme E em 2021, é a primeira australiana a participar do Dakar, fazendo história para o país.

Além do mais, há um time composto totalmente por mulheres. A pilota Merce Martí e sua co-pilota Margot Llobera farão uma dupla composta apenas por pilotas, a primeira nos 44 anos de história da competição.

E isso não é tudo, pois a própria Arábia Saudita tem suas representantes no pelotão. Mashael Al-Obaidan e Dania Akeel serão as primeiras sauditas a serem liberadas a correr o Rali – vale lembrar que mulheres eram proibidas de dirigir veículos até 2018.

Laia Sanz, que tem larga história no Dakar com 11 participações nas motos, terminando todas as vezes, também retorna em 2022. Acontece que dessa vez, a espanhola vai fazer sua estreia com os carros.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.