José Ignacio Cornejo venceu neste domingo (9) a sétima especial do Rally Dakar entre os competidores das motos. O chileno, que defende a Honda, completou os 402 quilômetros entre as cidades de Riad e Al-Dawadimi, na Arábia Saudita, em 3h28min46s, garantindo sua primeira vitória na atual edição do maior rali do planeta.
A segunda posição ficou com Kevin Benavides, piloto da KTM que foi 44 segundos mais lento em relação a Nacho Cornejo. Joan Barreda Bort, com outra Honda, foi o terceiro, sendo seguido por Luciano Benavides, irmão de Kevin e piloto da Husqvarna. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Lorenzo Santolino, com uma Sherco.
Joaquim Rodrigues, com uma Hero, fechou a especial com a sexta posição, ficando logo a frente de Ricky Brabec, sétimo com uma Honda. Andrew Short colocou a Yamaha na oitava posição, enquanto Toby Price, com uma KTM, foi o nono. A lista dos dez melhores foi completada por Adrien van Beveren, piloto da Yamaha.
Um dos destaques da atual edição do Dakar, Pablo Quintanilla fechou a especial na 11ª colocação com uma Honda. Matthias Walkner, da KTM, ficou apenas com o 24º lugar. Quem teve muitas dificuldades na especial foi Sam Sunderland, piloto da GasGas que ficou apenas com a 28ª posição da especial, mais de 25 minutos atrás de Cornejo.
Após o encerramento da sétima especial, o Dakar tem um novo líder nas motos: Adrien van Beveren, que tem acumulados 23h45min02s. Matthias Walkner aparece na segunda posição, 5min12s atrás do piloto da Yamaha. Kevin Benavides é o terceiro, sendo seguido pelo agora quarto colocado Sam Sunderland. Lorenzo Santolino fecha o top-5.
Vitória brasileira na especial dos quadriciclos
Marcelo Medeiros ficou com a vitória na especial deste domingo entre os pilotos dos quadriciclos. O piloto, único brasileiro na disputa desta classe, completou os 402 quilômetros em 4h17min18s, faturando sua primeira vitória neste Dakar. Alexandre Giroud foi o segundo colocado do dia, 3min07s atrás de Medeiros, enquanto Pablo Copetti foi o terceiro.
A quarta posição do dia entre os competidores dos quadriciclos ficou com Aleksandr Maksimov, enquanto o polonês Kamil Wisniewski fechou a lista dos cinco primeiros nesta classe. Francisco Moreno foi o sexto, seguido por Sebastien Souday. Zdenek Tuma, Vincent Padrona e Carlos Alejandro Verza fecharam o top-10.
Após sete especiais, Giroud ocupa a liderança do Dakar com 29h38min54s acumulados. Copetti aparece na segunda colocação com 18min21s de atraso. Maksimov é o terceiro colocado, sendo seguido por Wisniewski. Moreno fecha a lista dos cinco melhores. Medeiros aparece na nona posição.
Dakar parte para dia mais longo nesta edição
A segunda-feira do Dakar será o dia com mais quilômetros percorridos. A caravana deixa Al-Dawadimi e segue em direção a Wadi Ad Dawasir para uma especial de 395 quilômetros. Com os deslocamentos, os competidores percorrerão 830 quilômetros.
