O ano do esporte a motor já começou com muita velocidade com a edição 2022 do Dakar. Na Arábia Saudita, os pilotos já estão acelerando em dunas e areia para completarem em duas semanas os 8.300 quilômetros previstos do evento.
Neste ano, mais de 4 mil pilotos estão inscritos para correr na 44ª disputa da história da prova off-road mais exigente do mundo. Desses, 19 são pilotas e 32 são co-pilotas, totalizando 51 mulheres no pelotão.
Quem também está marcando presença no grid do evento são alguns dos pilotos que estiveram na temporada inaugural da Extreme E. No total, são quatro competidores que já estão acelerando forte em 2022.
O primeiro é Carlos Sainz. Grande nome do rali e multicampeão do Mundial, o piloto já venceu quatro edições do Dakar – 2010, 2018 e 2020 -, além de já ter vencido nada menos que 41 especiais ao longo dos anos – essa é sua 16ª participação.
Laia Sanz é outra que também já fez muita história ao longo dos anos. A espanhola participou de 11 edições do rali e sempre com motos, tendo a marca de ter terminado todas as vezes. Entretanto, em 2022, a competidora fez a transição para as quatro rodas e está competindo com carro.
Quem também está de carro é a Cristina Gutiérrez. Pilota de Lewis Hamilton na Extreme E, a também espanhola está na sua segunda vez no Dakar, sendo que no último ano, se tornou a segunda mulher da história a vencer uma especial – a outra é Jutta Kleinschmidt.
Por fim, Molly Taylor, campeã inaugural da Extreme E com a equipe de Nico Rosberg, também está no pelotão. Campeã também do Campeonato Australiano de Rali, é a primeira pilota australiana a marcar presença na prova.
