Bottas conquista vitória em estágio no rally da Lapônia

Valtteri Bottas conseguiu uma produtiva estreia no rally, conquistando uma vitória em um estágio, e terminando em quinto no Rally Ártico da Lapônia.

Em parceria com o navegador de longa data de Marcus Gronholm, Timo Rautiainen, o piloto da Mercedes pilotou um Ford Fiesta WRC, e parecia querer iniciar o ano de 2019 com um novo desafio nas estradas nevadas da Lapônia.

O Fiesta, modelo WRC da Bottas, desfrutou de uma ligeira vantagem de potência sobre a maquinaria R5 dos seus rivais diretos, a maioria dos quais conduzia carros da categoria WRC2 do Campeonato do Mundo.

Mantendo-se fiel às suas características na Fórmula 1, Bottas optou por uma abordagem conservadora no início, mas na tarde de sexta-feira ele estava em quinto, travando uma batalha feroz com o piloto da Skoda Fabia, Henrik Pietarinen, que estava em quarto.

A vitória de Bottas veio quando ele foi mais rápido no curto estágio de Mäntyvaara com 3,84 km, batendo seu rival por 2,3s.

O rally Ártico da Lapônia foi vencido por Emil Lindholm, pilotando um Volkswagen Polo GTI R5.

Bottas agora tem um pouco menos de sete semanas antes do início da temporada 2019 de Fórmula 1, onde ele procurará reparar os danos de um 2018 difícil.

Depois de se tornar o primeiro piloto da Mercedes a terminar uma temporada sem vencer desde Michael Schumacher em 2012, Bottas manteve o seu lugar e a confiança do patrão Toto Wolff.