Com número recorde de 143 carros participantes (a marca anterior era 121, de Ilhabela/03), a Copa Troller Sudeste 2004 realiza sua quarta etapa nesta sábado. A partir das 10 horas, pilotos e navegadores das categorias Graduados, Novatos e Turismo largam no Portal de Campos do Jordão para cerca de 150 quilômetros de trilhas por uma região bastante montanhosa. As primeiras duplas deverão chegar por volta das 14 horas ao Hotel da Montanha, local da festa de premiação. A Copa Troller Sudeste 2004 ainda tem duas etapas previstas, em Curitiba (PR), no mês de setembro, e em Ribeirão Preto (SP), em dezembro.
Em sua primeira disputa no estado de São Paulo, a Copa já superou as expectativas. Afinal, reunir tantos inscritos confirma o crescimento da competição, que está em seu segundo ano. “Temos a maioria dos clientes nesta região, mas ainda não tínhamos feito provas aqui porque estamos buscando ampliar a participação em outros centros. Mas, de qualquer forma, a procura nos surpreendeu. Tanto assim que vamos definir em 150 carros o limite para cada etapa”, explica Jaqueline Araripe, coordenadora geral da Copa Troller Sudeste/Nordeste. Antes de chegar a Campos, foram realizadas provas em Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO).
Além do recorde de inscrições, a prova ainda terá diversas atrações. José Antônio Gianninni, diretor comercial da divisão de aplicações da MWM, e Daniel Suda, analista de merchandising da Nova Skin, ambos apoiadores da Copa Troller, confirmaram presença na etapa. Além deles, o evento terá participação internacional, com três pilotos de Angola, que acaba de importar 21 carros da empresa brasileira.
O equilíbrio tem sido a marca da temporada 2004 nas três categorias. Na Graduados, que reúne os pilotos mais experientes e tem planilhas mais difíceis, a liderança é da dupla José Calisto/Lucas Magalhães, que soma 37 pontos, quatro a mais que Marcelo Carqueijo/Roberlena Moraes. A dupla Carlos Gonçalves/Wagner de Paula aparece em terceiro lugar, com 31 pontos.
A categoria Expedition, destinada às duplas que querem apenas conhecer a trilha, também conta com três candidatos diretos ao título. O primeiro lugar é de Williem Van Hees/Dorimar Conceição, com 28 pontos, seguido de perto por Bruno Zenaro/Cristiane Liberado, que tem 26, e Eliana Brandi/Djalma Bevilácqua, com 20,
Giovanni Hostolácio e Ricardo de Siqueira, líderes da Turismo, categoria dos iniciantes, têm uma folga maior. Eles somam 36 pontos, sete a mais que a dupla Rodrigo Formigari/Cristiane Formigari, vice-campeã em Belo Horizonte e vencedora em Goiânia. A partir do segundo colocado, a diferença entre as duplas é mínima: Marcelo Mancini/Marcos Lima vem em terceiro, com 27; Fernando Seixas/Aluísio Ambrósio em quarto, 26; Luis Campos/Douglas Cruz em quinto, 24; Públio Rodrigues/Silvia Botacini em sexto, 24.
Os vencedores de cada etapa receberão troféus pela conquista. No final da temporada, em dezembro, a Troller oferecerá um Jeep Militar T4-M aos concorrentes das categorias Graduados e Turismo que tiverem passado por mais da metade dos Postos de Controle dos dois campeonatos que compõem a Copa.
A Copa Troller 2004 tem o patrocínio master da Ipiranga, Semp Toshiba e Goodyear, com co-patrocínio de MWM e apoio da Lubrizol do Brasil, Adventure Gears, Unicard (Sudeste) e Hipercard (Nordeste) e Nova Schin. A etapa de Campos do Jordão tem o apoio da Secretaria do Bem-Estar Social do município.