O 12º Rally dos Sertões vive seu último capítulo neste sábado. Depois de percorrerem mais de quatro mil quilômetros, desde Goiânia, de onde a prova partiu no último dia 1º, os competidores deixam Ubajara (CE) e seguem para a praia do Cumbuco, nos arredores de Fortaleza, local da chegada.
Enquanto a decisão entre os carros deve ficar para a última etapa, já que o até então líder Maurício Neves/Emerson Cavassin teve problemas na tração nesta sexta-feira, perdendo a liderança; nas motos, o título está praticamente decidido. Jean Azevedo mais uma vez se saiu bem e só precisa administrar o resultado.
A etapa especial desta sexta-feira, véspera da decisão, foi disputada em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses, em um verdadeiro deserto repleto de areia e armadilhas naturais, entre Barreirinhas, no Maranhão, e Ubajara, no Ceará, depois de cortar um pedaço do estado do Piauí. As dificuldades foram as mesmas da prova de 2003, quando o Sertões foi decidido na última etapa.
O campeão do ano passado e vice-líder até a etapa de quinta-feira do Rally dos Sertões, Guilherme Spinelli, que corre ao lado de Marcelo Vívolo, ficou satisfeito com sua performance, já que está próximo de conquistar o bicampeonato: “Nosso objetivo de hoje era chegar ao fim sem problemas, e conseguimos. O carro não encalhou em nenhum lugar. Neste sábado, a idéia é tentar acompanhar a prova. Apesar de ser curta, devemos tomar o mesmo cuidado que tomamos nesta sexta-feira”, afirmou.
Após perder a liderança da prova, Maurício Neves chegou no final da especial e ficou aos prantos dentro do carro, que apresentou problemas na tração. “Fizemos a prova toda em segunda marcha, fomos muito valentes hoje”, disse.
Já Jean Azevedo que está muito próximo de mais um título nos Sertões disse que ainda não é hora de fazer festa. “A etapa desta sexta foi dura, atravessei vários trechos alagados e vim tranqüilo, com muita atenção pra não ficar pelo caminho nesse penúltimo dia. Ainda faltam 32 quilômetros e só vou comemorar o tetra quando eu chegar em Fortaleza”, disse o líder das motos Jean Azevedo.
Diferente do irmão, André Azevedo — que lidera entre os caminhões, ao lado do navegador Robson Pereira – já comemora. “Foi uma etapa dura, mas que não teve surpresas iguais às do ano passado. Por isso deu para construir mais essa vitória no Rally dos Sertões. Neste sábado, é preciso ter cuidado e administrar”, comemora André Azevedo.
O Rally dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Ipiranga, Banco Real e Genéricos Teuto; co-patrocínio de Volkswagen Caminhões, Flamboyant Shopping, BF Goodrich, Governo de Goiás, Governo do Tocantins, Prefeitura de Goiânia e Prefeitura de Palmas. Apoio de Júlio Simões, Transzero, Expresso Joaçaba, Hering, Site Webventure (www.webventure.com.br), Rádio Eldorado, Sparco e Rede
Interativa (FM 94,9). A supervisão é da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira
de Motociclismo).
Mais informações no site www.rallydossertoes.com.br