Rally dos Sertões: Jean Azevedo supera trauma e vence a primeira etapa

A poeira começou a subir na 12ª edição do Rally dos Sertões. Nesta sexta-feira foi disputada a primeira das nove etapas que compõem a maior prova off-road da América Latina, entre as cidades de Goiânia (GO) e a Praia do Cumbuco, nos arredores de Fortaleza (CE). Na etapa inicial da modalidade cross country – entre a capital goiana e Aruanã (GO), os pilotos de carros, motos e caminhões já sentiram que terão muitas dificuldades pela frente. Jean Azevedo foi o mais rápido nas motos. O resultado de carros e caminhões não haviam sido divulgados até o início da tarde. Neste sábado, será disputada a segunda etapa, entre as cidades goianas de Aruanã e Porangatu (GO), num total de 419 km.

Jean Azevedo foi o primeiro com o tempo de 1h47min44, seguido por Juca Bala (1h53min56) e Thiago Fantozzi (1h54min56). “Foi uma etapa gostosa, que começou travada, depois abriu e ficou bem rápida no final. Não tive nem um tipo de problemas e gostei muito”, disse Jean.

Na etapa desta sexta-feira o paulista superou o trauma do ano passado, quando bateu em uma porteira aberta, logo no primeiro dia e abandonou a prova com fratura no ombro. Este ano, apesar de ter feito o segundo tempo, ele optou por largar em primeiro e não se arrependeu. “Se saísse atrás enfrentaria o problema da poeira. São riscos que se deve tomar”, afirmou o piloto.

Cora Coralina – A primeira etapa do 12º Rally dos Sertões foi disputada sob inspiração da poetiza Cora Coralina, uma das mais importantes representantes da poesia brasileira. A largada da especial (trecho cronometrado) de 157 km ocorreu bem próximo da casa onde ela nasceu, em 20 de agosto de 1889, e morreu em 10 de abril de 1985, aos 95 anos, na Cidade de Goiás.

Cora Coralina, que na verdade se chamava Ana Lins dos Santos Guimarães Peixoto Bretas, pode ser considerada um exemplo de vida. Estudou apenas até a terceira série do primeiro grau e foi referência para escritores consagrados, como Monteiro Lobato e Jorge Amado.

Na casa, que hoje funciona como museu, Cora viveu até os 22 anos. Casou-se e foi morar no interior de São Paulo. Voltou para a Cidade de Goiás em 1956 e dez anos depois, com 75 de idade, publicou seu primeiro livro: “Poemas dos becos de

Goiás e estórias mais”. Mesmo tendo iniciado tarde a carreira de escritora, ganhou prêmios de destaque, como o troféu Juca Pato e foi eleita doutora ‘Honores Causa’ pela Universidade de Goiás.

Mais tarde segue e-mail com os resultados das demais categorias.

Etapa deste sábado

Aruanã (GO) – Porangatu (GO)

Etapa Maratona

Total do dia: 419 km

Deslocamento inicial: 7 km

Etapa Especial: 190 km

Deslocamento final: 222 km

Nascer do sol: 6h50 (Aruanã)

Pôr-do-sol: 18h01 (Porangatu)

Principais características: Os primeiros 110 quilômetros do segundo dia de competições do Rally dos Sertões 2004 serão bem rápidos e passarão pelas margens do Rio Araguaia. Mas os obstáculos podem tornar o trecho perigoso, principalmente quando o assunto é velocidade. A navegação, como no dia anterior, será importante. As referências aparecem muito próximas e qualquer distração poderá significar muito tempo perdido.

A etapa cronometrada vai atravessar riachos e as erosões devem predominar. Os competidores precisam prestar muita atenção com as lombadas e depressões na pista. Boa parte da estrada, bastante sinuosa, tem barrancos e quem perder o controle terá que se esforçar para não rolar buraco abaixo. O primeiro e o segundo dias têm especiais inéditas na história do Sertões.

Na cidade os pilotos terão trabalho dobrado enquanto os mecânicos tiram a noite de folga e seguem direto para Palmas. O trecho Aruanã-Porangatu é “maratona” e os próprios pilotos devem fazer a manutenção dos carros, motos e caminhões.

Resultados completos no site oficial www.rallydossertoes.com.br

Roteiro do Rally dos Sertões

03/07 – Arauna (GO) – Porangatu (GO) – 419 km

04/07 – Porangatu (GO) – Palmas (TO)

05/07 – Palmas (TO) – Araguaina (TO)

06/07 – Araguaina (TO) – Imperatriz (MA)

07/07 – Imperatriz (MA) – Bacabal (MA)

08/07 – Bacabal (MA) – Barreirinhas (MA)

09/07 – Barreirinhas (MA) – Ubajara (CE)

10/07 – Ubajara (CE) – Fortaleza (Praia do Cumbuco)

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Ipiranga, Banco Real e Genéricos Teuto; co-patrocínio de Volkswagen Caminhões, Flamboyant Shopping, BF Goodrich, Governo de Goiás, Governo do Tocantins, Prefeitura de Goiânia e Prefeitura de Palmas. Apoio de Júlio Simões, Transzero, Expresso Joaçaba, Hering, Site Webventure (www.webventure.com.br), Rádio Eldorado, Sparco e Rede Interativa (FM 94,9). A supervisão é da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.