Enquanto os pilotos de carros, motos, caminhões e quadriciclos passam pelas verificações técnicas antes da largada do Rally dos Sertões em Goiânia, que acontecerá dia 1 de julho, uma outra equipe se prepara para enfrentar os mais de 4.000 quilômetros de aventura entre a capital de Goiás e a Praia do Cumbuco, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza: é o grupo da Ação Social, que irá coordenar várias atividades nas áreas da educação e saúde. Ao longo do caminho, crianças e adultos serão beneficiadas pelos projetos.
Entre os destaques deste ano está o teatrinho de marionetes que funcionará parelo ao circo da competição. O teatro, montado sobre um palco de verdade, abordará assuntos ligados ao cotidiano da população, brincadeiras de infância e temas educativos como preservação do meio ambiente e saúde. Além do teatro, a equipe de Ação Social irá desenvolver também, pela primeira vez, oficinas do meio ambiente onde as crianças aprenderão a importância da reciclagem realizando atividades com garrafas pet.
Eles terão de transformá-las em brinquedos ou utensílios como potes de mantimentos e porta-retratos. Todos os objetos serão pintados com giz ou tinta e poderão ser levados para casa. Segundo Simone Palladino, diretora-executiva da Dunas Race e a idealizadora dos projetos sociais no Sertões, o interesse dos moradores em participar das atividades e o envolvimento cada vez maior de profissionais, voluntários, pilotos e equipes, são os ingredientes que motivam a Dunas a apostar na solidariedade com o povo do sertão. “Este projeto é uma vitória de todos nós”, diz ela.
Atendimento médico – Um dos maiores desafios da equipe de Ação Social do Rally dos Sertões 2004 será superar a marca de atendimentos médicos no ano passado quando cerca de três mil pessoas de 10 cidades tiveram a oportunidade de fazer testes de pressão, de diabetes, consultas ginecólogicas, como exames para prevenção de câncer de mama, e pediatria, além de tratamentos dentários.
“Nossa expectativa este ano é atender cerca de quatro mil moradores das cidades, já que estamos trabalhando com 20 voluntários, contra 13 de 2003”, diz Luís Salvatore, coordenador da área social. Além de atendimento médico a equipe irá distribuir medicamentos aos postos de saúde credenciados e que foram doados pelo Laboratório Teuto, de Goiânia, e um dos patrocinadores do Rally dos Sertões ao lado do Banco Real, que desde o início apoio as ações sociais da Dunas.
No item educação, Salvatore adianta que serão distribuídos livros de literatura infantil e didático nas escolas das cidades por onde o rali passar, além de 11 mil kits escolares como cadernos, canetinhas, lápis, giz de cera. Com a ajuda das secretarias de educação locais, foram selecionadas as escolas que mais precisam de material.
Atividades desenvolvidas diariamente
· Atendimentos gratuitos (clínico geral, pediatra, ginecologista e dentista)
· Palestras sobre saúde, odontologia, DST e preservação do meio ambiente
· Distribuição de livros e material escolar
· Doação de cestas básicas para escolas
· Doação de remédios
· Realização de oficinas de reciclagem e reaproveitamento com garrafas pet
· Apresentação de teatro de marionetes
Os números das ações sociais 2004
· 11.000 kits educacionais com material completo, cadernos e revista
· 25.000 livros doados em kits e biliotecas
· 60 toneladas de alimentos (8 toneladas da organização e 52.000 quilos pela Mitsubishi Pró-Brasil)
· 7 profissionais da área médica e odontológica para atendimentos gratuitos
· 3.000 testes de diabetes gratuitos
· 9.000 kits de escovas de pastas, escovas de dente e fio dental para distribuição (doados pela Mitsubishi Pró-Brasil para palestras e atendimentos realizados pela organização)
· 20 apresentações de teatro e palestras falando sobre meio ambiente e preservação
· 1 caminhão com medicamentos
· 15 escolas beneficiadas com palestras, oficinas de reciclagem e bibliotecas
· 15.000 crianças beneficiadas diretamente
· 2.600 brinquedos para serem doados
· Equipe de 20 profissionais atuando nos trabalhos
· 03 carros, 01 minivan e 01 caminhão de logística