Copa Troller: Dupla mista vence principal categoria na 3ª etapa

Única mulher entre os primeiros colocados da categoria Graduados, a principal da Copa Troller Sudeste 2004, a navegadora paulista Roberlena Moraes deu neste final de semana mais um importante passo para quebrar o estigma de “Clube do Bolinha” do off road nacional. Ao lado do piloto Marcelo Carqueijo, também de São Paulo, ela venceu a etapa de Goiânia da competição, a terceira da temporada, totalizando 19 pontos perdidos após os 150 quilômetros de trilhas na capital goiana. Em segundo lugar ficou a dupla de Juiz de Fora (MG) Ricardo Soares e Sebastião de Re, com 28, e em terceiro José Calixto e Lucas Magalhães, também de Juiz de Fora, com 31.

Nas outras duas categorias, as duplas paulistas também levaram a melhor. Na Turismo (novatos), Rodrigo e Cristiane Formigari, de Santana do Parnaíba (SP), foram os melhores, com 45 pontos, garantindo a primeira vitória no ano. Já na Expedition (passeio), Bruno Zenaro e Cristina Liberado, de capital paulista, ganharam com 11937. Vale lembrar que em um rali de regularidade, cada segundo atrasado ou adiantando transforma-se em penalização por pontos. A próxima etapa da Copa Sudeste será em Campos do Jordão, no dia 7 de agosto. Antes, dia 17 de julho, acontece a segunda prova da Copa Nordeste, em Fortaleza (CE).

Não poderia ter sido melhor a estréia da Copa Troller, uma das principais provas de regularidade do país, em Goiânia. Abrindo uma série de eventos off road, entre eles a largada do 12º Rally dos Sertões, o evento teve 84 inscritos, número bastante elevado para um evento novo. Um dia quente e ensolarado serviu de cenário para os pilotos e navegadores, que enfrentaram uma trilha bem montada pelo diretor técnico Deco Muniz. O evento ainda serviu de aquecimento para dez duplas que estarão participando do Sertões.

“Foi uma prova muito boa e com uma planilha bem feita. Mas como passava por várias fazendas, não pudemos forçar muito. De qualquer forma, conseguimos um grande resultado”, declarou a navegadora que reconhece que ainda há preconceito. “Melhorou muito e sempre houve respeito. Mas agora estamos obtendo respeito pela nossa qualidade técnica”, completou. O piloto Marcelo Carqueijo elogiou a navegadora. “Uma prova de regularidade exige muito do navegador, mas aqui foi ainda pior e ela provou que sabe muito. Mesmo tendo chegado em cima da hora e sentindo o cansaço, nosso rendimento foi positivo”, declarou animado.

O resultado deve deixar a dupla na primeira colocação da categoria, já que Carlos Gonçalves e Wagner de Paula, até então líderes, terminaram em 13º, e Calixto e Magalhães chegaram em terceiro.

CASAL CONFIRMA BOA FASE NA TURISMO

Vice-campeão na segunda etapa, em Belo Horizonte, o casal Rodrigo e Cristiane Formigari confirmou a evolução técnica com a vitória na categoria Turismo. Ainda no primeiro ano de competições, eles conseguiram ao topo do pódio pela terceira vez na temporada, sendo as outras duas em etapas do Paulista. “Queríamos marcar pontos, uma vez que não conhecíamos a região. Mas deu tudo certo e minha navegadora foi decisiva para isso”, afirmou Rodrigo, que confirmou o favoritismo. “Provamos que nosso entrosamento é perfeito”, finalizou.

Rodrigo e Cristiane também deverão melhorar bastante na classificação geral com esse primeiro lugar. Eles, que estavam em 13º, certamente estarão entre os cinco primeiros após a combinação dos resultados. Os mineiros Giovani Hostalacio e Ricardo Siqueira, então líderes, ficaram em terceiro e seguem na briga pela ponta.

Finalmente, os ganhadores da Expedition confirmaram que o objetivo é aprender. “Estamos trabalhando para passar direto para a Graduados e, dessa forma, temos de ralar muito na Expedition. Acho que temos muita coisa para corrigir, mas o caminho está correto”, afirmou Bruno Zenaro. A navegadora Cristina elogiou o companheiro. “Ele faz tudo certinho e ainda me ajuda com as coisas se complicam”, encerrou.

Os cinco melhores de cada categoria em Goiânia foram os seguintes: Graduados 1º Marcelo Carqueijo/Roberlena Moraes (SP), 19 pontos; 2º Ricardo Soares/Sebastião Esteves de Re (MG), 28; 3º José Calixto/Lucas Magalhães (MG), 31; 4º A. Mattos/L. F. Donatti (SP), 31; 5º Rodrigo Junqueira/Weidner Moreira (MG), 32; Turismo 1Rodrigo Formigari/Cristiane Formigari (SP), 45; 2º Fernando Seixas/Aluisio Ambrósio (SP), 97; 3º Giovani Hostalacio/Ricardo Siqueira (MG), 143; 4º Luís Campos/Douglas Cruz (SP), 147; 5º Marcelo Mancini/ Marcos Lima (SP), 166; Expedition 1º Bruno Zenaro/Cristina Liberado (SP), 11.937; 2º Williem Van Hees/Doris Van Hees (SP), 13.547; 3º Andrea Paula Pludwinski/Daniela Pludwinski (SP), 15.451.

Os vencedores receberam troféus e todos os presentes medalhas de participação. No final da temporada, em dezembro, a Troller oferecerá um Jeep Militar T4-M aos concorrentes das categorias Graduados e Turismo, que tiverem passado por mais da metade dos Postos de Controle dos dois campeonatos que compõem a Copa.

Depois de Goiânia, o calendário da Copa Troller Sudeste 2004 prossegue nos dias 07/08, em Campos do Jordão (SP); 11/09, em Curitiba (PR); e 27/11, Ribeirão Preto (SP). Já a disputa no Nordeste tem sua segunda etapa no dia 17/07, em Fortaleza (CE); seguindo-se as etapas em 28/08, em São Luís (MA); 16/10, em Natal (RN); e 06/11, novamente em Fortaleza (CE). A Copa Troller Sudeste tem o patrocínio master da Ipiranga, Semp Toshiba e Goodyear, com co-patrocínio de MWM e apoio da Lubrizol do Brasil, Adventure Gear, Unicard (Sudeste) e Hipercard (Nordeste) e Nova Schin. A etapa de Goiânia conta com o apoio de Cifer, Trupe do Açaí, Caldos 24 horas, Coringa dos Pneus, Mabel, Gráfica Amazonas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.