Rally dos Sertões: Piloto mais experiente da prova quer a vitória

Único concorrente a ter participado de todas as edições do Rally dos Sertões na categoria Carros, o paulista Edu Piano (Chevrolet Rally Team) torna-se o piloto mais experiente na mais importante prova de off road da América Latina, que terá largada em Goiânia (GO) no dia 1º de julho, e depois de percorrer 4.044 km no estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, chegará em Fortaleza no dia 10. “Chegou a hora. Já bati muita bola na trave. Este ano quero fazer um gol de bicicleta”, anuncia o piloto que tem oito participações no evento.

Em 1996 Edu Piano correu pela primeira vez no Rally dos Sertões, quando chegou em 12o lugar, contrapondo a terceira colocação geral em 2002, quando foi o primeiro piloto conduzindo um carro que não era de equipe oficial de fábrica, e no final da temporada foi agraciado com o Capacete de Prata, como o segundo melhor piloto de Off Road do Brasil. No ano passado, liderou o quarto e o quinto dia de provas, chegando a abrir uma folgada vantagem de 18 minutos na frente, mas foi traído pela quebra da junta homocinética de seu carro e obrigado a abandonar o sonho de vencer pela primeira vez uma das três maiores provas de Cross Country do mundo, em número de participantes. “Isto já virou teimosia. Eu sonho em ganhar o Sertões. No ano passado passou pelo vão de meus dedos”, lembra Piano.

Pela primeira vez em sua carreira Edu Piano está correndo em uma equipe de fábrica, o Chevrolet Rally Team e já percebeu que as coisas são bem diferentes do que teve nas temporadas anteriores. Além de novo time, têm novo navegador, o experiente cearense Rogério Almeida, e novo carro, a picape S10. “O bom de você correr por uma equipe de fábrica é a estrutura permanente que lhe é oferecida e não preciso me preocupar em controlar tudo. A equipe é maravilhosa, onde todos conversam e discutem as soluções e as melhores táticas para as provas”, se anima Edu.

A confiança depositada em Edu Piano neste ano é muito grande. “O Edu realmente vem atendendo aos anseios da equipe em ter um piloto rápido e combativo. E a experiência dele tem nos ajudado muito no desenvolvimento da S10. Acho que por tudo o que já fez este ano, ele tem a grande chance de vencer o Sertões pela primeira vez”, acredita Luis Haas, Diretor Esportivo do Chevrolet Rally Team. “Estamos juntando a nossa estrutura com a experiência dele, e espero que a vitória esteja sorrindo para nós”, emenda Pedro Barroso, o Diretor Técnico do time sediado em Contagem, nos arredores de Belo Horizonte (MG).

Edu Piano vê várias vantagens para conquistar a vitória no Rally dos Sertões, em sua nona participação, correndo pelo Chevrolet Rally Team este ano. ”Venho de um trabalho nas temporadas anteriores onde eu acumulava as funções de piloto e preparador. Então, o legal é que aqui todos ouvem o que cada um fala, e desta discussão melhoramos o acerto da S10 e as estratégias da provas”, opina o piloto, que venceu a última etapa disputada pelo Campeonato Brasileiro de Cross Country, na categoria Protótipos. Outra vantagem do piloto é ter um navegador experiente e que tem total conhecimento da equipe. “Pode parecer estranho ter um novo navegador este ano e isso ser uma vantagem. O Rogério é uma pessoa especial, pois além de estar na equipe há três anos, tem uma grande preocupação com o carro e é uma pessoa especialmente tranqüila”, comenta o piloto com o maior número de participações no Rally dos Sertões.

O Chevrolet Rally Team tem o apoio de Chevrolet/Pneus Goodyear/Garrett/Dana/ Globaltrac/Globalstar/MWM Motores Diesel/Scorro.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.