Entre os mais de 200 participantes do próximo Rally Internacional dos Sertões, a maior competição off road da América Latina, uma equipe em especial trará uma novidade tecnológica que busca não apenas desempenho, mas que também reflete uma preocupação ambiental. A Yahn Racing, que compete na categoria caminhões com os modelos Volkswagen, será a pioneira no uso do biodiesel, que é menos poluente, mas mantém a alta performance dos veículos.
Desenvolvido pela O2 Diesel, o novo combustível é formulado para a obtenção de uma emissão menos agressiva ao meio-ambiente. Oxigenado e aditivado, o produto tem grande potencial de expansão para mercados de combustíveis ecológicos, utilizando também uma porcentagem (8%) de álcool na mistura com o diesel.
“A cada ano, o Rally dos Sertões mostra a sua preocupação com a área social. Decidimos então também dar um bom exemplo e mostrar que é possível privilegiar a competição sem deixar de lado a preocupação ambiental”, explica Alfredo Yahn (Amazon, Continental, Volkswagen Caminhões, Asa Alumínio, Bandag e MWM), chefe da equipe e também piloto de um dos Volkswagens 8.150.
O campeão do Rally dos Sertões de 2001 espera que a novidade ajude-o a repetir a conquista de três anos atrás. O time ainda terá outras inovações para a prova deste ano, que deve bater recorde de inscritos, especialmente na categoria caminhões. No ano passado, foram oito competidores, e para 2004, a organização espera mais de 14 concorrentes na categoria dos peso-pesados.
Outras novidades técnicas estarão presentes nos caminhões Volkswagen, como o novo motor MWM de 6 cilindros, com 460 cavalos de potência. “Com certeza teremos uma sensível melhora no torque, na retomada nas saídas de curva, e na velocidade final, que será superior a 160 km/h na terra”, explica João Herrmann, navegador de Yahn.
Um novo conjunto de suspensão e os freios ABS também fazem parte dos investimentos feitos na equipe Yahn Racing a fim de conquistar o principal título do ano do rali nacional.
Tantas novidades deixam otimistas os dois outros integrantes da equipe que usarão o modelo Volkswagen 8.150. “Já fui três vezes vice-campeão dos Sertões e está mais do que na hora de vencer esta prova. Com estes inovações, tenho certeza de que andaremos na frente. Em algumas especiais, acho até que podemos ficar entre os 20 primeiros da classificação geral, mesmo andando de caminhão”, explica o piloto Luciano Cunha.
Seu navegador, Carlos Brites, concorda com a visão de seu parceiro nas trilhas. “Mostramos com a vitória no Rally Terra Brasil que temos condições de vitória em qualquer prova. O Sertões deste ano deve ser um dos mais difíceis da história, com duas etapas maratonas, e por isso a necessidade de nos reforçarmos era grande”, explica Brites.
A equipe Yahn Racing tem patrocínio de Amazon, Continental, Volkswagen Caminhões, Asa Alumínio, Bandag e MWM; e apoio de O2 Diesel, Arvin Meritor, Mahle, Maxion Rodas, Tietê Veículos, Monroe, Corneta, Kidde Yanes, Rassini NHK, Delga, Master, Teleflex Morse, Borg Warner, Eaton, Flex Fab, ZF Direções.