A largada do Rally Internacional dos Sertões 2004 em Goiânia, dia 1o de julho, entrará para a história. Além de abrigar uma feira de esportes de aventura, o evento terá um show do grupo Cidade Negra, que deve atrair pelo menos 15.000 pessoas. O circo de uma das maiores competições off road do mundo em número de participantes estará armado em uma área ao lado do Shopping Flamboyant na capital de Goiás. “É uma inovação. Queremos aproximar ainda mais o rali do grande público”, afirma Simone Palladino, diretora-executiva da Dunas Race, empresa organizadora do evento. “Estamos montando camarotes vips para convidados especiais, autoridades e patrocinadores”, adianta Palladino.
Dos demais espectadores a Dunas não vai cobrar ingresso, mas para entrar no recinto do show cada um terá que doar dois quilos de alimento, que será distribuído à população carente em Goiás. “Há cinco anos a Dunas, em parceria com patrocinadores, como o Banco Real, além de pilotos e equipes, desenvolve ações sociais em várias esferas para ajudar os mais necessitados do interior do Brasil”, afirma Simone Palladino. Neste ano a caravana do Sertões atravessará, além de Goiás, o Tocantins, Maranhão, Piauí e finalmente Ceará, onde a prova terminará dia 10 de julho na praia do Cumbuco, a 25 quilômetros do centro de Fortaleza.
Além da distribuição de alimentos, o Sertões presta atendimento médico e dentário para crianças e adultos, distribui brinquedos e ainda monta blibliotecas em escolas em parceria com a Ong Juventude Solidária. A Dunas Race também montou um departamento exclusivo para coordenar as ações sociais propostas pela organização e pelas equipes. O responsável por toda a logística é Luís Salvatore.
Feira “Sertões Aventura”
Outra grande novidade na largada do rali será a primeira edição da feira “Sertões Aventura”, que reunirá expositores de produtos e serviços para a prática de esportes outdoor. A feira, realizada em parceria com a empresa goiana Tecniprom, ocupará uma área de aproximadamente 23 mil metros quadrados ao lado do Shopping Flamboyant, onde estará montado o circo do rali, e será realizada de 25 de junho, quando começa a chegar a maioria das equipes competidoras em Goiânia, a 4 de julho.
Cerca de 80 expositores terão a oportunidade de promover serviços e apresentar produtos, principalmente aqueles voltados para o segmento fora de estrada. O visitante terá espaço reservado para praticar esportes radicais como tirolesa, rapel, bungee jump, entre outros. A idéia da feira é reunir todas as tribos do universo dos esportes ligados à natureza, inclusive o rali, num único local. “Queremos que a Sertões Aventura se torne um nome forte como é o Rally dos Sertões”, afirma Simone Palladino.
Para a Dunas Race a feira será uma excelente oportunidade de fomentar os negócios gerados pela mais importante prova off road da América Latina, promovendo maior movimentação em torno das marcas de patrocinadores. “A feira terá desde montadoras que querem mostrar os modelos de utilitários até expositores de serviços, como hotéis e pousadas, além de fabricantes de equipamentos para a prática de esportes ao ar livre”, acredita Simone.