A dupla Edu Piano/Rogério Almeida, a bordo de uma picape S10, venceu no último domingo (30/5) o Rally das Montanhas na categoria Protótipos, e depois de três etapas assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro de Cross Country. “Depois de duas bolas na trave, não foi com um gol de bicicleta, mas ganhamos o jogo”, comemorou o piloto Edu Piano, fazendo alusão às duas provas anteriores em que quase comemorou a vitória, e desta vez garantiu a primeira posição na categoria, e o terceiro posto na classificação geral da prova realizada na região de Socorro (SP), e que passou também pelo sul de Minas Gerais. Com a vitória, Edu Piano/Rogério Almeida somam 41 pontos, contra 37 da dupla Rodrigo Lupi/Andrey Valério, os vice-líderes.
Com dois dias de provas, totalizando cerca de 280 km de Especiais cronometradas muito bem escolhidas e organizadas, os 45 concorrentes da categoria Carros enfrentaram trilhas bem variadas, que fizeram de uma prova curta, um desafio bem difícil, e um ótimo teste para o Rally dos Sertões, próxima prova do campeonato, que será realizado a partir de 1º de julho. “Nós tivemos alguns problemas técnicos nos dois dias, e por isso foi um bom resultado”, avalia Pedro Barroso, Diretor Técnico do Chevrolet Rally Team. “Precisamos trabalhar mais, mas estamos no caminho certo para o Sertões. Estamos competitivos para tentar outra vitória na principal prova do ano”, projeta Luis Haas, Diretor Esportivo do time que venceu o Rally dos Sertões em 2000 e 2001.
Um dos mais animados com a vitória no Rally das Montanhas era o navegador Rogério Almeida, que este ano está estreando dupla com o paulista Edu Piano. “Temos que fazer tudo passo a passo. Como tivemos problemas nas duas primeiras etapas, colocamos como objetivo concluir esta prova. Pelas condições técnicas desta etapa, tivemos condições de brigar pela vitória na categoria. Então, saímos com saldo positivo dentro do que nos propomos, pois além de terminar, vencemos e assumimos a liderança do campeonato”, lembra o cearense. “Para o Rally dos Sertões, vamos aumentar os nossos objetivos”, emenda Edu Piano.
Os irmãos paulistas Renê Melo/Marcus Melo, que estrearam uma nova picape S10 no Chevrolet Rally Team, enfrentaram algumas dificuldades com o noviciado do novo equipamento, e terminaram a prova na terceira posição na categoria Protótipos e sexto na classificação geral. “Foi dentro de nossa expectativa. Esta prova foi um teste dos novos equipamentos, que iremos utilizar no Rally dos Sertões. Tivemos problemas com o novo sistema de freios, mas a performance geral e resistência da Mad Max 2 foi boa”, endossa o piloto Renê Melo, que agora ocaupa o quarto lugar no Campeonato Brasileiro. “Para um carro completamente novo, ele se saiu muito bem. Sabíamos que esta era uma prova de ajustes, sem usar realmente todo o potencial da S10 de competição. Agora, resolvendo pequenos detalhes, teremos um grande carro para enfrentar o próximo grande desafio”, afirma o navegador Marcus Melo.
Os primeiros da categoria Protótipos no Rally das Montanhas foram:
1) Edu Piano/Rogério Almeida, 4h05min17;
2) Ingo Hoffmann/Luis Carlos Palu, 4h10min25;
3) Renê Melo/Marcus Melo, 4h12min00;
4) Luiz Alexandre Garcia/José Maurício Araújo, 4h47min19s;
5) Adilson dos Santos/Rogério Rode, 4h55min03.
Após três etapas, a pontuação da Protótipos no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country está assim:
1) Edu Piano/Rogério Almeida, 41 pontos;
2) Rodrigo Lupi/Andrey Valério, 37;
3) Maurício Neves/Emerson Cavassin, 32;
4) Renê Melo/Marcus Melo, 30;
5) Ingo Hoffmann/Luiz Carlos Palu, 28 pontos.
O Chevrolet Rally Team tem o apoio de Chevrolet/Pneus Goodyear/Garrett/Dana/ Globaltrac/Globalstar/MWM Motores Diesel.