Rally das Montanhas: o último antes dos Sertões

Terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Cross Country, o Rally das Montanhas, que será disputado neste final de semana (de 28 a 30 de maio) na região de Socorro, a 140 km de São Paulo, assume uma importância estratégica dentro do calendário do certame nacional. “Esta prova será a grande prévia do Rally dos Sertões, sem dúvida a mais importante do ano. Será um termômetro para a etapa mais longa e dura da nossa modalidade”, garante Luis Haas, Diretor Esportivo do Chevrolet Rally Team, o time com mais vitórias na corrida internacional que acontece no começo de julho.

Válida pela segunda etapa da Copa Baja Brasil, e a prova mais próxima de São Paulo, o maior pólo de competidores de Cross Country, a última competição antes do Rally Internacional dos Sertões deverá bater o recorde de participantes e de competitividade. “Não será uma prova fácil, pois os organizadores sempre preparam algumas dificuldades a mais em regiões montanhosas. Particularmente, eu prefiro que seja um percurso bem travado e sinuoso, onde prevaleça a habilidade do piloto e a robustez da suspensão de nossa picape S10”, prevê Edu Piano, piloto que liderou a última corrida disputada, e que está focado em sua primeira vitória nesta temporada.

O fato de ser a prova que precederá o Rally dos Sertões faz com que o Baja das Montanhas ganhe contornos de um grande campo de testes. “Esta etapa vai ser muito disputada, pois será a última oportunidade para testes práticos durante uma competição antes do Sertões. Dificilmente alguém vai preparar alguma surpresa para lançar só em Goiânia. Seria um risco muito grande”, acredita Pedro Barroso, Diretor Técnico do Chevrolet Rally Team. “Nós vamos com os mesmos carros que irão para o Sertões. Iremos fazer as últimas experiências e, por isso, correremos alguns riscos necessários. Mas estamos confiantes em brigar novamente pela vitória”, enfatiza o engenheiro das picapes S10.

A prova de Socorro será realizada em serras, que variam de altitude entre 900 e 1.600 metros, com poucas retas e com piso duro. Se chover, o piso vermelho e batido estará bastante escorregadio, mesmo sem travessia de rios ou lamaçal. No entanto, na região de plantação de batatas há bastante facões com valetas para escoamento de água de chuva nas trilhas, com previsão de muito trabalho para o piloto e navegador. “Esta prova deverá ter muitas referências próximas, pois os organizadores prometeram trilhas bem sinuosas, o que vai nos obrigar a ter alta concentração para não errar. É este desafio que esperamos e queremos superar”, assinala o cearense Rogério Almeida, navegador de Edu Piano.

O Rally das Montanhas começará na sexta-feira (28/5) com a realização do Prólogo no Parque de Exposições, em frente ao Moda Shopping, as 15h30. A largada promocional acontece às 21 horas. No dia seguinte (29/5), será disputada uma Especial cronometrada de 80 km com largada em Socorro, terminando em Bueno Brandão, onde será o início da segunda, com 101 km, com término em Munhoz, em Minas Gerais. No domingo (30/5) será realizada uma Especial de 82 km entre Pedra Bela Vista e Cascavel, encerrando a competição. A premiação em Socorro acontecerá a partir das 17h30.

O Chevrolet Rally Team tem o apoio de Chevrolet/Pneus Goodyear/Garrett/Dana/ Globaltrac/Globalstar/MWM Motores Diesel.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.