Depois da chuva que caiu direto desde segunda-feira passada, Recife amanheceu com sol nesta sexta-feira. Ainda assim, não será o bastante para secar as trilhas por onde passarão os mais de 60 competidores pré-inscritos na primeira etapa da Copa Troller Nordeste, que lá será disputada neste sábado, 22 de maio.
Precavidamente, Arnoldo Jr., diretor técnico da Copa Troller Nordeste, reduziu o roteiro inicialmente programado em 50 quilômetros, suprimiu os trechos onde o piso ficou mais castigado, e reduziu médias de velocidade. Ao todo, a prova terá 150 quilômetros, dos quais mais de dois terços serão navegados.
“Vamos ter bastante lama e muitos canaviais. Será uma trilha bem típica da região pernambucana, com bastante subida e muitas pegadinhas de navegação. Os co-pilotos terão bastante trabalho”, revela Arnoldo. Isso quer dizer que a briga será interessantíssima na categoria Graduados, que reúne fortes nomes do rally no Nordeste.
Cearenses e potiguares dominaram a categoria na primeira edição da Copa Troller Nordeste, no ano passado. Os campeões, Jefferson Barbalho e Flávio França, são de Natal, e os vices, José Rufino e Glauco Holanda, são de Fortaleza. Mas a praia deles, cearenses e potiguares, está mais para areia e não para o piso liso de canavial enlameado que espera os competidores, também das categorias Turismo (antiga Novatos) e Expedition, para os totalmente iniciantes.
“Será uma prova linda. As equipes de Fortaleza e Natal não estão acostumadas com o tipo de terreno, mas têm a vantagem do conhecimento técnico avançado. E as equipes de Pernambuco conhecem mais o tipo de piso e também dominam o assunto. Será uma briga muito feliz”, prevê o diretor técnico da Copa Troller Nordeste.
O evento será aberto na noite desta sexta-feira, na Trilha Pernambuco, representante Troller no estado, no bairro da Imbiribeira, Recife, com confirmação de inscrições, vistoria e adesivagem de carros, e coquetel de recepção a competidores, seus convidados e imprensa, a partir das 18 horas.
Na cidade desde ontem, Jaqueline Araripe, coordenadora nacional da Copa Troller, que também tem uma edição no Sudeste, está animadíssima com o clima que encontrou em Recife: “Há muita empolgação e 70 equipes pré-inscritas, quase o dobro do grid dessa prova no no passado. Isso demonstra o trabalho da representante da Troller em Pernambuco e a consolidação da Copa Troller”.
Há equipes inscritas de Natal, Maceió, Aracajú, Fortaleza, João Pessoa, São Luís, Recife, e até de Belo Horizonte e São Paulo. “O pessoal aproveita para conhecer outro tipo de piso. É muito gratificante reunir clientes de nove estados, sendo dois do Sudeste”, diz a coordenadora da Copa Troller, campeonato de rally de regularidade criado no ano passado pela montadora brasileira para seus clientes, com uma edição de seis etapas no Sudeste e outra de cinco etapas no Nordeste.
A largada oficial da etapa de Recife será dada a partir das 9 horas deste sábado, 22, na Praia da Boa Viagem, em frente ao Segundo Jardim, com os carros saindo um a um. Antes, às 7h30, os Trollers se concentrarão no Posto Ipiranga da avenida Conselheiro Aguiar, 1365, na Boa Viagem, e às 8 horas sairão em comboio, em direção ao Segundo Jardim. A festa da chegada começará às 14h30, no Píer 29, na Praia da Boa Viagem.
A Copa Troller tem patrocínio máster da Ipiranga, Semp Toshiba e Goodyear, co-patrocínio da MWM, e apoio da Lubrizol do Brasil, Adventure Gears e Nova Schin.
A primeira etapa da Copa Troller Nordeste, em Recife, conta com apoio da Trilha Pernambuco, representante Troller no estado, e do jipe clube Pernambuco Off-Road, que tem Robson Catão, um dos diretores da Trilha Pernambuco, como vice-presidente, e Waldemar Reis, também diretor da representante Troller, na diretoria administrativa.