Rally do Petróleo: Chevrolet Rally Team vencida pelo espírito do rally

Existe no código de ética informal do Rally Cross Country, uma das premissas de que acima da competição, está a colaboração mútua, a preservação da integridade das pessoas e dos bens de terceiros. O rally costuma se vangloriar de que é uma atividade de preservação e de união. E foi querendo manter o espírito do rally que a dupla Edu Piano/Rogério Almeida, do Chevrolet Rally Team, abdicou de uma vitória que se desenhava como certa no Rally do Petróleo, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, e abertura da Copa Baja Brasil, disputadas em Campos dos Goytacazes (RJ).

“Tivemos dó de um piloto, que estava com sua moto atolada até o guidão bem no meio de um lamaçal preto, e tentamos desviar por outra rota, já que não conseguimos tirar a moto do rapaz. Os concorrentes seguintes não tiveram dó e foram passando por cima da moto, arrancando pedaços dela”, denunciou Edu Piano, que por ser o líder da prova, foi o primeiro a encontrar a situação. Com o desvio em um matagal por fora da trilha, a picape ficou atolada e presa em um toco de árvore em um charco escondido. Com o tempo perdido para sair do local, depois de ter boa vantagem na liderança, a dupla forfetou, termo que exprime a punição em tempo quando passa do prazo máximo para cumprir determinada Especial. “A prova estava ganha. Tínhamos aberto boa vantagem até aquele km 76 de 110 da última Especial. Vínhamos bem, abrindo dos concorrentes, com tudo certinho, sem nenhum erro ou qualquer problema mecânico. Foi uma pena”, completou o navegador Rogério Almeida.

O Chevrolet Rally Team saiu do Rally do Petróleo, prova que venceu em 2003, de cabeça erguida. “Foi a penalização pela liderança. Se fosse outro carro em primeiro, talvez tivesse perdido a prova ali também. Estávamos no caminho certo, faltava muito pouco para ganharmos esta prova novamente. Foi uma fatalidade”, comentou o mineiro Luis Haas, Diretor Esportivo do time, que venceu o primeiro dia da competição. “Estamos mostrando nossa competitividade. O resultado não refletiu o bom equipamento que temos, que é de extrema confiabilidade. Não tivemos nenhum problema mecânico grave. Estivemos muito próximos da vitória”, emendou Pedro Barroso, o Diretor Técnico do Chevrolet Rally Team.

A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Cross Country e 2ª etapa da Copa Baja Brasil será realizada nos dias 28 e 29 de maio em Socorro (SP).

A classificação final da categoria Protótipos foi a seguinte:

1º) Maurício Neves/ Clécio Maestrelli – 2h46m28s

2º) Rodrigo Luppi/Andrey Valério – 3h15m13s

3º) Ingo Hoffmann/Luis Palu – 3h23m46s

4º) Sérgio Barata/Eduardo Buço – 4h20m20s

5º) Edu Piano/ Rogério Almeida – 5h34m33s

6º) Renê Melo/Marcus Melo – 5h41m11s

O Chevrolet Rally Team tem o apoio de Chevrolet/Pneus Goodyear/Garrett/Dana/ Globaltrac/Globalstar/MWM Motores Diesel.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.