A partir de hoje a Dunas Race disponibilizará informações detalhadas sobre cada dia da 12a edição do Rally Internacional dos Sertões, que começa dia 1o de julho em Goiânia e terminará 10 dias depois em Fortaleza, no Ceará. O primeiro dia de competição passará pela cidade de Goiás, que ficou famosa, além da importância histórica, por ter uma filha ilustre: a poetisa Cora Coralina.
01/07/2004
Briefing, prólogo e largada promocional
Local: ao lado do Shopping Flamboyant (Goiânia)
A caravana do rali passa a noite em Goiânia e no dia seguinte segue para Aruanã.
02/07/2004 – Dia 1
Goiânia – Aruanã
Nome da etapa: “Cora Coralina”
Total do dia: 396 km
Especial: 145 km
Principais características – Os primeiros 50 quilômetros serão bastante “travados”, sinuosos, e exigirão bom nível técnico dos competidores. Depois a pista será de alta velocidade, mas a poeira densa deve ser um dos piores desafios. A estrada é cercada por floresta, com árvores altas, dificultando o vento para espalhar o pó. O navegador que não estiver atento terá problemas para encontrar o caminho correto e o GPS será apenas um “referencial” porque o que contará mesmo é a planilha.
O primeiro dia do Rally dos Sertões homenageia a poetisa Cora Coralina, que nasceu em Goiás Velho, hoje chamada Cidade de Goiás. A prova passará pela cidade, que é muito bonita e lembra bastante a famosa Parati, no estado do Rio de Janeiro.
Etapa maratona – A manutenção dos veículos na primeira noite do rali, quando a caravana da competição faz uma pausa em Aruanã, será de extrema importância. O dia seguinte, entre Aruanã e Porangatu, será “maratona”, quando os pilotos não poderão contar com a ajuda dos mecânicos e equipes de apoio e terão que fazer a manutenção dos veículos.
Categorias – A caravana do Sertões 2004 vai atravessar cinco estados (Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará). A prova é disputada nas categorias Cross Country, onde pilotos de carros, motos, caminhões e quadriciclos aceleram até o limite; a Regularidade, para Graduados e Turismo, e vence quem conseguir manter a velocidade média determinada pela organização, e a Expedition, que é uma espécie de prova de passeio mesclada com a prática de esportes de aventura.
Mais informações no site oficial www.dunas.com.br
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Ipiranga, Banco Real e Genéricos Teuto; co-patrocínio de Volkswagen Caminhões e BF Goodrich. A supervisão é da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).