Atual campeão brasileiro e da Copa Baja na categoria Super Production, Jean Azevedo (Petrobras Lubrax) venceu neste domingo o Rally do Petróleo, segunda etapa do Brasileiro de Rally Cross Country e que abriu a Copa Baja 2004, disputada em Campos dos Goytacazes (RJ). O piloto paulista completou os mais de 250 quilômetros, divididos em quatro especiais, com o tempo de 2h56min06seg. Foram os primeiros pontos de Jean na temporada, já que ele não conseguiu marcar no Rally Rota Sul. O vice-campeonato nas motos foi do catarinense Jackson Feuback (Luplast/Cyan Química), 3h06min33seg
Entre os carros, o título ficou com a dupla paranaense Maurício Neves e Clécio Maestrelli (Pro Macchina Rally), categoria Protótipos. Vencedores do Prólogo, no sábado, eles, que correram juntos pela primeira vez, garantiram o inédito título geral em provas do Brasileiro com o tempo de 2h46min28seg. O vice-campeonato foi para Reinaldo Varella/Bruno Mega (Grecco Rally), 2h49min10seg e Marcos Cassol/Wallace Schmidt, 2h55min08seg.
O segundo dia do Rally do Petróleo foi exatamente como os organizadores tinham dito: trechos rápidos e com muita navegação. Essa situação, somadas aos vários trechos alagados, exigiram habilidade e um pouco de sorte para superar os inúmeros desafios. Pilotos e navegadores experientes acabaram ficando ou perdendo muito tempo nos brejos próximos ao Farol de São Thomé.
A vitória de Jean Azevedo foi garantida exatamente na primeira das duas especiais. Seus principais adversários, Juca Bala e Fabrício Machesi, tiveram problemas no trecho de 110, com muita areia e canais alagados. Juca, que venceu a segunda especial de sábado, caiu em um buraco alagado, não conseguindo recuperar sua moto. Fabrício, por sua vez, errou o caminho e perdeu bastante tempo, também dizendo adeus ao primeiro lugar em Campos.
Com isso, Jean venceu as duas etapa, mesmo diminuindo o ritmo no segundo trecho cronometrado, garantindo o título do Rally do Petróleo. “Não tinha porque forçar, já que os adversários ficaram para trás. Estou feliz por ter vencido e, principalmente, por ter marcado meus primeiros pontos na temporada”, declarou Jean Azevedo. Para o campeão, as trilhas estavam perigosas. “Havia grama alta e isso dificultava a visualização dos buracos. Mas no geral foi tudo muito bom”, completou.
ESTRÉIA PÉ QUENTE
O piloto Maurício Neves e o navegador Clécio Maestrelli, ao contrário da maioria, não podem reclamar da sorte. Já no sábado, mesmo tendo problemas, eles mantiveram uma diferença pequena em relação aos líderes. No último dia, a dupla soube escolher bem os locais de passagem nos alagados e também contou com os problemas dos adversários para conseguir a vitória.
“Está é a primeira vez que corremos juntos e não poderia ter sido melhor. Foi uma prova muito bonita e disputada, na qual conseguimos manter a boa média”, explicou Maurício. O resultado positivo deve motivar a dupla a continuar junto. “Para as etapas do Mitsubishi eu devo correr com o Armando Miranda. Mas no cross acho que vamos seguir com a parceria”, finalizou.
RALLY DAS MONTANHAS
A segunda etapa da Copa Baja 2004, válida pela terceira disputa do Brasileiro de Rally Cross Country, acontece no final do mês. Entre os dias 28 e 30 será realizado o Rally das Montanhas, na cidade paulista de Socorro, localizada em uma região bastante montanhosa e que promete exigir bastante dos participantes. As inscrições para a prova já estão abertas e os interessados que confirmarem participação até o dia 18 terão desconto nas taxas. De 19 a 26 de maio haverá acréscimo de 30% e nos dias 27 e 28 de 70%. Mais informações sobre a competição, valores e forma de pagamento no site oficial, www.copabaja.com.br .
A programação oficial começa no dia 18, com o briefing técnico para pilotos de navegadores de motos, quadriciclos, carros e caminhões. O evento acontece no Espaço Madalena, à rua Fradique Coutinho, a partir das 20 horas.
A Copa Baja 2004 tem organização da Associação Paulista de Enduro e Rally (APER), com promoção da Adventure Eventos e Betinho Moll. O apoio é da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Campos dos Goytacazes, Goodyear, BR Lubrax, Mitsubishi, Marénautica, Revista da Moto, Revista 4×4 e Cia. e ACERBIS. A supervisão é da Confederação Brasileira de Automobilismo, Comissão Nacional de Rally, Confederação Brasileira de Motociclismo e Comissão de Enduro e Rally.
Mais informações no site www.copabaja.com.br