A dupla Edu Piano/Rogério de Almeida, a bordo de picape S10 do Chevrolet Rally Team, venceu o primeiro dia de provas do Rally do Petróleo, abertura da Copa Baja e válida como 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Eles completaram os 80 kms da única Especial que foi percorrida no sábado (08/5) em 1h22min40s, vencendo com a escassa margem de seis segundos sobre Reinaldo Varela/Bruno Mega. “Estou encantado com a suspensão desta S10. Nós fizemos a diferença no trecho duro e difícil do trial, onde fomos muito mais rápido do que todos”, comemorou o piloto Edu Piano.
O primeiro dia de disputas em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, foi muito equilibrado. Os quatro primeiros colocados ficaram separados por apenas 28 segundos. A dupla Mauricio Neves/Emerson Cavassin ficou em terceiro com 1h22min50, quatro segundos atrás do segundo e 18 segundos a frente de Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo. “Se minha mãe tivesse 10 peitos, seria uma porca. Se não fosse o cabo do acelerador se soltar, teríamos aberto uma diferença de mais de 2 minutos”, justificou o navegador cearense Rogério de Almeida, de forma irreverente, o excelente desempenho que tiveram na competição, mesmo tendo que fazer uma parada rápida para prender o cabo no pedal do acelerador. “Mas ganhar por seis segundos não tem problema não. O importante foi ter marcado o primeiro gol!”, continuou brincando.
A primeira Especial foi curta, mas teve de tudo. Os concorrentes passaram no meio de canavial, por muitas trilhas apertadas, subidas e descidas íngremes e rápidas, e passagens sobre muitas pedras. “O carro foi muito bem. O Edu ficou maravilhado com a suspensão da S10, o motor teve a força nos momentos certos, e os pneus foram ótimos para todas mas situações”, comentou o mineiro Luis Haas, Diretor Esportivo do Chevrolet Rally Team ao final da disputa. A segunda Especial programada para sábado, que teria apenas 45 km, foi cancelada em virtude do atraso da programação, o que obrigaria a alguns carros andarem após as 17 horas, o que é proibido pelas normas de segurança do Rally Cross Country.
No domingo (09/5), segundo e último dia da competição, os carros largarão as 8h30 para disputarem uma Especial de apenas 23 km, em que a metade do trecho será de alta velocidade em região de canavial, e a segunda metade será um corredor estreito, terminando com um pequeno trecho de 2km de asfalto. Depois de um deslocamento de 40 km, os competidores disputarão a segunda e última Especial, com 110 km, já ao nível do mar, passando por piso de areia firme em fazendas. O total do segundo dia de provas totalizará 133 km.
O Chevrolet Rally Team tem o apoio de Chevrolet/Pneus Goodyear/Garrett/Dana/ Globaltrac/Globalstar/MWM Motores Diesel.