Acontece neste final de semana o Rally do Petróleo – de 7 à 9 de maio –, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, em Campos de Goytacazes (RJ). Os pilotos e co-pilotos que irão correr esta etapa participam do Prêmio Goodyear Off Road, que irá reconhecer os melhores pilotos e navegadores que participam dos torneios nacionais das categorias Rali de Velocidade; Rali de Regularidade; Cross Country; 4X4 e Velocidade na Terra, através da votação no final do ano de 20 jornalistas especializados em automobilismo, e que trabalhem em revistas, jornais, rádios, tvs e sites da internet.
“A Goodyear irá premiar aqueles pilotos e navegadores que mais se destacarem nas diversas categorias off road pelo País, escolhidos por um seleto júri de jornalistas”, explica Jorge Karagulian, Gerente de Produtos da Goodyear do Brasil.
Para facilitar o trabalho dos jurados, uma vez por mês será emitido um comunicado para a imprensa especializada, informando sobre a pontuação oficial do Campeonato Brasileiro de cada uma das modalidades participantes da promoção. Participarão somente pilotos e navegadores que disputaram provas válidas por Campeonato Brasileiro, e que terminaram entre os cinco primeiros lugares no final dos seus respectivos certames nacionais.
Cada piloto e navegador que somar mais pontos no regulamento próprio do Prêmio Goodyear Off Road, em cada uma das modalidades, mais um homenageado, ganhará um troféu especialmente desenhado e vários prêmios da Goodyear, na principal premiação do mundo off-road e da velocidade na terra.
A primeira etapa do Brasileiro de Cross Country foi considerada de extrema dificuldade, principalmente, pela quantidade de dunas fofas, onde vários carros ficaram atolados, alguns tendo de ser resgatados ao final do primeiro dia. O Campeonato tem mais cinco provas (após esta): dias 29 e 30/05 – Baja das Montanhas (Copa Baja) – Socorro (SP); de 1 a 11/07 – Rally dos Sertões (Taça Brasil); de 04 a 07/09 – Rally Terra Brasil (Copa Baja) – RJ/BA; de 09 a 12/10 – Rally do Café (Copa Baja) – MG; e de 04/12 – Rally dos Amigos (Taça Brasil).
Em 2003, o Raly do Petróleo foi vencido pela dupla do Chevrolet Rally Team, Édio Füchter e Miltom Pereira, que não correm esta prova.
Classificação da primeira etapa do Brasileiro de Cross Country – Rally Rota Sul (RS) – por categoria
PRODUCTION DIESEL
1 Marcos Antonio Cassol/Walace Von Schimidt
2 Marlon Koerich/Joseane Koerich de Souza
3 Eduardo de S Ramos/Edgar Fabre
4 Jose Mariano Drumond Filho/Patrick Hillel de Picciotto
5 Lorenzo Luongo Lorenzetti/Augusto Escorel Fontana
6 Joao Carlos Cardoso/Deco Muniz
7 Delio Valdetaro Jr. Bernardo Schimmelpfeng
PROTÓTIPOS
1 Rodrigo Luppi de Oliveira/Andrey Valério
2 Mauricio Jose das Neves/Emerson Cavassin
3 Eduardo Domingues (Edu Piano)/Marcos Rogerio Almeida
4 Antonio Magno Souza de Aragao/Paulo Renato Carvalho Ribeiro
5 Luiz Alexandre Garcia/Jose Mauricio Araújo
6 Ricardo Bachini Jouglard/Marcio da Cunha Jouglard
7 Édio Fuchter/Milton Pereira
8 Luiz Tedesco/Rubens Jr
9 Renê Melo/Marcus Melo
10 Sergio Barata Simäes/Eduardo Henrique A. Buco
SUPER PRODUCTION DIESEL
1 Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo
2 Klever Kolberg/Lourival Roldan
3 Cristian Baumgart Stroczynski/Alberto A Neto
4 Reinaldo Varela/Bruno Mega de Andrade
5 Oberdan Reis/Daniel Teixeira S. Gonçalves
6 Marcos Baumgart/Gilberto Barricatti Filho
7 Rodrigo Terpins/Alberto Cotrim